«As Recordações»

As Recordações (2014) é um dos filmes mais doces e delicados da Festa do Cinema Francês de 2015. A história é simples: Madeleine (Annie Cordy) é uma simpática octogenária que fica viúva. Passado pouco tempo, os filhos decidem colocá-la num lar, mas Madeleine acaba por fugir e será na companhia do neto Romain (Mathieu Spinosi) que voltará ao seu passado e, claro, às suas muitas memórias. Tudo isto poderia facilmente encaminhar-se para um melodrama insosso, mas As Recordações está longe disso.

Annie Cordy e Mathieu Spinosi em As Recordações. Foto: Out Now.
A narrativa envolve o espectador, dando-lhe umas pitadas de comédia aqui e ali, sem nunca perder o foco. Há ainda espaço para que o ator Michel Blanc (que interpreta o pai de Romain) brilhe, através da sua personagem que tem algumas dificuldades em adaptar-se à reforma e precisará de alguma criatividade para continuar a manter vivo o seu casamento.

As Recordações alavanca a importância das memórias mas, sobretudo, a relevância do presente e das relações afectivas. Apesar dos temas difíceis que são abordados, é contínuo o carácter genuíno e iridescente que enternece e não cansa.

(Crítica parcialmente publicada na edição de novembro de 2015 da revista Metropolis).