'O Cavaleiro das Trevas Renasce' - o final imperdível da trilogia Batman

O Cavaleiro das Trevas Renasce. Foto: thesmashable.com.

A chave de ouro na trilogia inesquecível de Christopher Nolan. O último filme sobre Batman é simplesmente brilhante e roça a perfeição. Nolan consegue transportar-nos para um mundo único e majestoso, que até nos faz esquecer que se trata de um filme sobre um super-herói.

Antes de mais, a história. Em O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012), assistimos à emersão de Batman/Bruce Wayne (Christian Bale) das cinzas, que precisa de regressar ao activo após aparecer um mal como nunca antes visto, na forma de Bane (Tom Hardy), que não vem sozinho. Pelo meio, ainda terá a companhia (nem sempre boa, mas também nem sempre má) da intrépida Catwoman/Selina Kyle (Anne Hathaway), uma das icónicas personagens das histórias de Batman na banda desenhada da DC Comics. Também há espaço para a aparição de Robin, embora de forma camuflada, já que o próprio Nolan exigiu que nenhum dos filmes da trilogia retratasse a personagem - pelo menos, da forma mais habitual e caracterizada.

Ora, estão todos os ingredientes reunidos para um belo filme, que embora longo (um pouco mais do que deveria) acaba por não cansar o espectador. O argumento é forte, fluido e cativante, envolvido numa manta sombria de medo e apocalíptica, onde Batman aparece como um herói algo debilitado e mais humano do que propriamente um grande guerreiro como antes. Quando Bruce Wayne perde a sua fortuna, apenas poderá contar com a sua inteligência e coragem. Será suficiente?

Christian Bale em O Cavaleiro das Trevas Renasce. Foto: www.telegraph.co.uk.

A realização de Christopher Nolan é magistral, completando a continuidade criativa da trilogia, tornando-a, de facto, numa só, o que nem sempre acontece. Nolan retrata o clima de terror e negridão que se abate sobre Gotham, recheando o filme de incerteza e suspense. O elenco é também de grande qualidade, destacando-se, de longe, Anne Hathaway com a sua inesquecível Catwoman. Além de perigosa e malévola, a personagem é divertida e ousada e a actriz atribui-lhe um ar sexy e implacavelmente amargo, roubando todas as cenas em que aparece. De resto, salientam-se Morgan Freeman e Michael Caine, irrepreensíveis e no tom certo, como sempre. Marion Cotillard é também uma boa surpresa, mas queremos sempre ver mais da actriz francesa, que tem um potencial imenso. Joseph Gordon-Levitt adaptou-se bem à saga, rendendo bons momentos. Por fim, o protagonista: Christian Bale. O actor é convincente no papel, não desiludindo, mas parece ficar aquém daquilo que o actor consegue fazer.

Anne Hathaway em O Cavaleiro das Trevas Renasce. Foto: www.comicvine.com.

O Cavaleiro das Trevas Renasce não será o melhor filme da trilogia, não conseguindo superar a obra-prima que é O Cavaleiro das Trevas (2008). Mas não deixa de ser um dos melhores filmes de super-heróis de sempre, que pode servir como exemplo para os que agora tanto se fazem, como 007 - Skyfall (2012, crítica aqui) ou Os Vingadores (2012, crítica aqui). Nolan conseguiu reinventar o género, provando que no Cinema (quase) tudo é possível.