«Gru - O Maldisposto 2»

Gru - O Maldisposto 2. Foto: Beyond Hollywood.

Gru e os seus icónicos Minions estão de volta para mais uma aventura. Na sequela de Gru - O Maldisposto (2010, crítica aqui), o vilão menos maldoso de sempre é convocado para uma organização anti-crime com uma missão: encontrar e capturar um novo vilão, o mexicano El Macho. Para ser bem sucedido, vai necessitar da ajuda da persistente Lucy e os fantásticos Minions.

Minions. Foto: Out Now.

A sequela revela-se melhor do que o primeiro filme, que era cheio de clichés e pouco inventivo. Gru - O Maldisposto 2, realizado por Pierre Coffin e Chris Renaud, tem um argumento mais interessante, mas mantém os ingredientes do sucesso do anterior: boa animação (registando-se uma grande preocupação com o 3D), óptima banda-sonora, momentos divertidos e, claro, os pequenos Minions que, mais uma vez, roubam a cena ao que se pensava ser o protagonista. E esta continua a ser a falha, já que o que seria a personagem principal não tem tanta importância como outras personagens, vendo assim o seu potencial algo desperdiçado. De qualquer das formas, são as pequenas figuras amarelas que enchem o filme de diversão, momentos inesperados e alguma ternura. Sem os Minions, a obra, sem dúvida, perderia muito. 

O mais interessante em Gru - O Maldisposto 2 é a forma como aborda as emoções interiores do protagonista, algo que ainda não tinha sido abordado. Assim, podemos ver o herói apaixonado e desiludido, lutador e renitente em assumir o que sente. Ainda assim, falta alguma da originalidade do primeiro filme e talvez algumas lições morais. Tudo isto é compensado com momentos divertidos e que, decerto, irão entreter os espectadores.

Gru e Lucy. Foto: Out Now.

Cheio de cor e dinamismo, Gru - O Maldisposto 2 não desilude na sequela de um dos filmes de animação mais falados dos últimos anos. E não é fácil fazer sequelas que, normalmente, ficam quase sempre aquém do filme original. Consegue animar miúdos e graúdos, o que é sempre desejável quando se trata de um filme de animação. Sem dúvida, um dos filmes mais divertidos do ano de 2013 e fica-se a aguardar um spin-off dos Minions...