«Os Jogos da Fome»

Prometia mais, muito mais. O pressuposto de The Hunger Games - Os Jogos da Fome (2012) é fantástico e inovador, levando a questionar valores sociais e filosóficos. Afinal, o que somos capazes de fazer quando está em causa a nossa própria sobrevivência? O filme retrata a hipotética história da luta entre doze distritos, materializada nos "Jogos da Fome", onde cada distrito é representado por um rapaz e uma rapariga. Dos 24 concorrentes, apenas um pode ficar vivo. A narrativa ainda começa de forma envolvente e algo cativante, mas logo se dispersa para uma arrastada superficialidade. 

A realização de Gary Ross é, contudo, interessante, ajudando ao clima inicial de medo e suspense, sobretudo com alguns momentos de silêncio tão cheios de significado, como no início arrepiante dos "Jogos da Fome". A interpretação dos actores é convincente e aceitável, sobretudo a de Jennifer Lawrence, que se enquadra bem neste filme com mais acção, captando a energia corajosa da sua personagem, que enfrenta tudo e todos sem mostrar o seu verdadeiro medo interior. Além dos jovens actores, o filme conta ainda com Stanley Tucci, Woody Harrelson, Elizabeth Banks e um surpreendente Lenny Kravitz, que não deixa a desejar.

Jennifer Lawrence em The Hunger Games - Os Jogos da Fome. Foto: Beyond Hollywood
Apesar da sua potencialidade mal aproveitada, The Hunger Games - Os Jogos da Fome tem uma narrativa entusiasmante, não se comparando, de todo, a filmes do género da saga Twilight, por exemplo, mas ainda ficando longe de Harry Potter, outra das sagas juvenis mais aclamadas. Mas como este é ainda o primeiro episódio de um total de quatro, resta aguardar pelas novas aventuras de Katniss e companhia, que talvez possam ser mais proveitosas em termos de complexidade narrativa.