«Moonrise Kingdom»

A história de Moonrise Kingdom (2012) é simples, mas enternecedora. Passado na década de 1960, duas crianças, ele escuteiro e ela uma pequena actriz, resolvem mudar as suas (pouco) entusiasmantes vidas para partir em busca de uma aventura, fugindo para uma ilha que passaria a ser só deles para sempre... ou talvez não.
Kara Hayward (Suzy) e Jared Gilman (Sam), os dois "fugitivos". Foto: Beyond Hollywood.
O que poderia ser um melodrama, é transformado numa narrativa fluída, com momentos divertidos e inesperados. Ao contrário dos desconhecidos protagonistas, o elenco reúne nomes como Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray ou Tilda Swinton. Todos eles conseguem mostrar a sua elegância e qualidade artísticas, através da realização única e inspirada de Wes Anderson, que atribui o tom exacto e necessário ao argumento (que está, aliás, nomeado para o Oscar de Melhor Argumento Adaptado).

O filme aborda a coragem juvenil, tão combativa e imparável, cujas consequências podem ser inimagináveis. Se acrescentarmos a isto a descoberta de uma doce paixão - feita de confiança e companheirismo que só precisa de um olhar - então os ingredientes já estão todos reunidos para uma história inesquecível. Os dois jovens acabam por encontrar muito mais aventuras do que aquelas que podiam inicialmente esperar. Talvez seja mesmo a maior delas todas, o amor, que pode muito bem ser a mais inconsequente e inesperada.

Moonrise Kingdom não precisa de efeitos especiais para ser marcante ou de grandes artifícios para ser brilhante. A simplicidade torna-se num pedaço de genialidade, inesquecível e tocante.