«Lion - A Longa Estrada Para Casa»

Lion – A Longa Estrada Para Casa (2016) é um drama tocante e surpreendente, numa história verídica que impressiona. Em 1986, Saroo (Sunny Pawar/Dev Patel), um menino indiano de cinco anos, perde-se do irmão numa estação de comboios. Quando se refugia numa das carruagens, acaba por viajar durante dias, até Calcutá, a mais de 1500 quilómetros de casa. Ultrapassando vários obstáculos para conseguir sobreviver, Saroo é depois adotado por Sue (Nicole Kidman) e Joe Brierley (David Wenham), um casal australiano. 25 anos depois, Saroo é já um adulto, continuando a ter algumas lembranças da sua infância e um grande desejo de rever a sua família biológica. A sua força de vontade levá-lo-á a enfrentar o quase impossível, numa busca constante até casa.

Dev Patel em Lion - A Longa Estrada Para Casa. Foto: IMDb.
Baseado na autobiografia “A Long Way Home”, da autoria de Saroo Brierley, o filme acerta no tratamento de uma história muito difícil, sem recurso ao melodrama. Garth Davis assina a sua primeira longa-metragem e, ao contrário de muitos filmes do género, opta por poucos flashbacks, resultando numa primeira parte da obra quase sem diálogos, em que imergimos na jornada de Saroo, não espreitando qualquer monotonia. A decisão de Davis resulta na perfeição graças a um jovem ator, Sunny Pawar, profundamente carismático e com um olhar incrivelmente expressivo. Por outro lado, é quando se chega à fase adulta do protagonista que há alguma repetibilidade e prolongamento de determinados momentos que, porventura, poderiam ser evitáveis, perdendo paulatinamente o ritmo e maior dimensão artística do início. A ambiência paradoxal das duas vivências de Saroo é ainda incrementada pela ótima fotografia de Greig Fraser, que oscila entre a confusão das favelas indianas e as paisagens soberbas da Tasmânia.

Dev Patel tem uma das interpretações da carreira, mas quem acaba mesmo por destacar-se é Nicole Kidman, em mais uma performance sensível e à flor da pele da atriz, que arrisca a voltar a estar na corrida ao Óscar, tendo já vencido o galardão na categoria de Melhor Atriz Principal, por As Horas (2002). 

Mais do que uma história inesquecível, recheada de coragem e uma vontade imensa que supera tudo, a obra expõe também o desaparecimento de milhares de crianças por ano na Índia, algo pouco explorado e que merece um debate mais alargado. Um pot-pourri de emoções sobre um leão na verdadeira aceção da palavra, Lion – A Longa Estrada Para Casa é uma viagem narrativa inolvidável. 

(Crítica originalmente publicada na Metropolis)