«Boyhood: Momentos de Uma Vida» - Ou Quase Isso

Foto: motivatorman.blogspot.com.

Boyhood: Momentos de Uma Vida (2014) é uma epopeia pela infância e juventude, numa viagem, contudo, pouco profícua. Filmado em 12 anos, o filme acompanha a história de Mason (Ellar Coltrane), filho de pais divorciados, que vai encontrando vários desafios ao longo da vida. Retratado num estilo quase documental, a realização de Richard Linklater é detalhista e sensível, perfeita para a ambição do projecto.

A história não persegue os tentadores clichés ao mostrar apenas os momentos-chave da vida de Mason. Ao invés disso, são revelados outros momentos, não menos importantes, mas recheados de maior subtileza, constituindo-se como prenúncios do que poderia vir ou como elementos explicadores do que se havia passado anteriormente. O trabalho de fotografia é fascinante e enquadra de forma adequada na obra. Por seu lado, a banda-sonora é uma tentativa meramente razoável de acerto, sendo expectável mais alguma criatividade neste aspecto.

Ellar Coltrane e Ethan Hawke em Boyhood: Momentos de Uma Vida. Foto: Out Now.
Numa obra em que acompanhamos personagens durante tanto tempo, o trabalho dos actores representa muito e é aqui que conhecemos algumas das falhas. Elevam-se no panorama Ethan Hawke e Patricia Arquette, que conseguem integrar-se na história de forma harmoniosa, roubando muitas vezes a cena, apesar de não serem os protagonistas da história. Sobretudo a actriz, que tem aqui uma interpretação fulgurante. Já Ellar Coltrane, que desempenha a personagem central, parece ter pouco carisma e chama, nem sempre conseguindo chamar até si a atenção do espectador. Pior ainda é Lorelei Linklater, que parece ter uma interpretação algo superficial.

Boyhood: Momentos de Uma Vida impressiona pela viagem cinematográfica que fazemos, provando-nos, mais uma vez, que os recursos do Cinema são (quase) infinitos. Mas o argumento é algo vazio e pouco reflexivo. Apesar de uma narrativa fluida, que não distrai o espectador, há pouca exploração das potencialidades evocadas num projeto tão peculiar e criativo. Esperava-se mais, mas, ainda assim, é um filme que não pode deixar de ser visto.