«Brave - Indomável»? Ou talvez não...

Foto: Beyond Hollywood.

Um filme de animação muito pouco "indomável". Brave - Indomável (2012) não cativa nem impressiona, ficando aquém das altas expectativas que rodearam o filme e pelo tempo dispensado na produção da obra. Contudo, a maior falha de Brave - Indomável é mesmo o argumento, pouco entusiasmante e muito previsível, mesmo quando o público-alvo são as crianças. As personagens secundárias são demasiado secundárias, com pouca importância e relevo na trama, não contribuindo muito para o desenvolvimento da narrativa. Ainda assim, é de realçar a heroína Merida, com muito carisma e personalidade, que carrega em si toda a importância da obra.

Foto: Beyond Hollywood.
Brave - Indomável conta a história de uma jovem princesa (Merida) que os pais tentam obrigar a casar com alguém que nem conhece. Contudo, Merida não vai render-se assim tão facilmente, passando por muitas aventuras para fugir à vontade dos pais. A protagonista usa arco e flecha, o que, por momentos, faz lembrar outra heroína: a Katniss de The Hunger Games - Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui).

Apesar das inseguranças narrativas, há aspectos positivos em Brave - Indomável. A qualidade da animação propriamente dita é acima da média, nítida, viva e cheia de cores. Tal pode ver-se particularmente na própria protagonista e na perfeição dos seus longos e encaracolados cabelos ruivos. É ainda um interessante retrato de época, que se situa na Escócia, algo que também foi bem transposto para o grande ecrã, através da música, dos belos cenários, pelo cuidado na pronúncia das personagens e das próprias vestimentas.

Foto: Out Now.
Embora a qualidade da animação seja excelente, esperava-se mais da primeira parceria entre a Pixar e a Disney, sobretudo a nível de conteúdo que deixa um pouco a desejar, já que ao nível estético acaba por cumprir as expectativas com um bom trabalho. Até pode entreter as crianças, mas por certo irá entediar os adultos. Num filme de animação tudo é importante e o argumento é parte fundamental.