«A Rede Social»

O Facebook mudou o modo como as pessoas se relacionam. Não é novidade. Mudou o modo como as marcas se promovem. Também não é novidade. Mas o modo como foi criada a mais conhecida rede social de sempre é que pode ser uma novidade.

Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg. Foto: Cinemagia.ro

Contudo, o filme A Rede Social (2010) não é sobre o Facebook. É sobre Mark Zuckerberg, o seu criador. E durante o filme, assistimos a um retrato um tanto ou quanto parcial do homem que foi recentemente eleito como a personalidade do ano, pela revista "Time".

Segundo o filme, Mark Zuckerberg é um génio insensível, arrogante, sem preocupações com o dinheiro e que só criou o Facebook para ganhar reconhecimento e entrar nos clubes privados. Além disso, terá roubado a que viria a ser uma das ideias da década. Se tudo isto é ou não verdade, ficam muitas dúvidas, que o filme não ajuda a esclarecer.

De qualquer forma, para todos os que têm um perfil no Facebook (e quem não tem?), é uma história apetecível. E é mais um filme com a assinatura do realizador David Fincher (O Clube de Combate, 1999; e O Estranho Caso de Benjamin Button, 2008), que conseguiu conduzir a narrativa de uma forma dinâmica e interessante, com alguns momentos verdadeiramente criativos. E a interpretação de Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg) não deixa nada a desejar.