«O Herói de Hacksaw Ridge»

Impactante a nível visual e poderoso na sua mensagem, O Herói de Hacksaw Ridge (2016) vai aumentando de intensidade e culmina com o relato de uma história incrível. Passado na Segunda Guerra Mundial, o filme centra-se em Desmond T. Doss (Andrew Garfield), um jovem que se alista no Exército norte-americano com o objetivo de ser integrado na unidade médica e ajudar os soldados feridos em combate. Por convicções pessoais e religiosas, Doss não carrega nenhuma arma consigo, numa atitude que não é vista com os melhores olhos pelos seus colegas recrutas e superiores militares. Mas tudo mudará após a Batalha de Okinawa...

Andrew Garfield em O Herói de Hacksaw Ridge. Foto: IMDb.
Mel Gibson mostra os seus dotes na realização com O Herói de Hacksaw Ridge, captando a guerra cheia de crueza e visceralidade, com muito drama mas também bravura e compaixão. Apesar de um início um pouco morno, a narrativa ganha cada vez mais dimensão e as cenas da batalha são o apogeu do talento de Gibson. Juntamos-lhe um Andrew Garfiel muito dedicado e a acertar nas cenas mais complexas e temos uma obra mais corpulenta.

O Herói de Hacksaw Ridge junta uma excelente realização, fotografia cativante e uma banda-sonora envolvente, mas é a sua mensagem que inevitavelmente ganha mais relevo, numa história que merece ser contada no Cinema. E se for desta forma, ainda melhor.