'The Hunger Games: Em Chamas'

A rapariga em chamas volta a arder na sequela de The Hunger Games: Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui), menos conseguida, mas não menos entusiasmante. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está, assim, de volta para mais uma aventura sangrenta e temerária. Em The Hunger Games: Em Chamas (2013), a jovem do Distrito 12 que sobreviveu aos Jogos da Fome tem pela frente um desafio que até parece maior: fazer com que todos acreditem no alegado romance entre ela e Peeta Meelark (Josh Hutcherson) durante o Tour da Vitória. Todavia, rapidamente Katniss torna-se, cada vez mais, um alvo a eliminar pelo Capitólio, sobretudo pelo Presidente Snow (Donald Sutherland)... E surge algo impensável: uma nova edição dos Jogos da Fome, na qual Katniss terá de voltar a participar. Entretanto, a rebelião nos distritos começa subtilmente a emergir...

Jennifer Lawrence em The Hunger Games: Em Chamas. Foto: textlessmovies.com.
A premissa da trilogia de "The Hunger Games", escrita por Suzanne Collins, é deveras criativa e instigadora, sendo o maior trunfo da obra. Neste novo filme, a acção volta a imperar, com pouco tempo para que a narrativa "respire" e para que haja pouca reflexão política e social. Em vez disso, há uma maior inclinação para a importância do triângulo amoroso formado por Katniss, Peeta e Gale (Liam Hemsworth). Enquanto no primeiro filme algumas cenas elevam-se, em The Hunger Games: Em Chamas tudo simplesmente se desenrola, com poucos momentos verdadeiramente marcantes. É, portanto, uma realização pouco inventiva de Francis Lawrence. Contudo, o realizador consegue imprimir muito dinamismo e boas sequências de acção. A fotografia é um ponto positivo da obra, superando a banda-sonora pouco relevante. Uma palavra ainda para o guarda-roupa, exuberante e muito bem enquadrado em toda a história.

Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson em The Hunger Games: Em Chamas. Foto: Out Now.
O argumento adensa-se neste novo filme, incrementando o interesse pela narrativa, captando a atenção do espectador desde o início até ao fim. Jennifer Lawrence é, mais uma vez, a rainha do filme, tendo, como já se torna habitual, uma interpretação muito convincente e crível, tornando a sua Katniss numa heroína assustada mas muito corajosa... e dividida. Josh Hutcherson consegue também surpreender, apesar de a química entre os dois poder ser melhorada. Fora desta equação está Liam Hemsworth, que ainda não conseguiu desempenhar da forma mais veemente a sua personagem tão revoltada e apaixonada. Destaque ainda para Elizabeth Banks, Woody Harrelson e Sam Claflin, que têm interpretações cativantes.

Josh Hutcherson, Elizabeth Banks e Jennifer Lawrence em The Hunger Games: Em Chamas. Foto: Out Now.
The Hunger Games: Em Chamas não é uma obra particularmente fascinante, mas consegue manter a faísca de toda a história, envolvendo o espectador numa história que serve como metáfora da sociedade actual, mais preocupada com a superficialidade do que com a moralidade. Entretanto, as chamas estão a alastrar em Panem. Como será o próximo espectáculo?