Óscares 2015: Melhor Argumento Original (Nomeados)

Jake Gyllenhaal em Nightcrawler - Repórter na Noite. Foto: Out Now.
Nomeados:
Birdman (crítica aqui)
Boyhood: Momentos de Uma Vida (crítica aqui) 
Foxcatcher (crítica aqui)
Grand Budapest Hotel
(crítica aqui)
Nightcrawler - Repórter na Noite (crítica aqui)

Birdman - Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo
Riggan (Michael Keaton) é um actor em declínio, mais conhecido pelo papel de super-herói que interpretou muitos anos antes, chamado Birdman. Para tentar recuperar os aplausos do público e da crítica, Riggan resolve montar uma peça na Broadway, apostando tudo nesse objectivo.

Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo estão nomeados pela primeira vez para um Óscar. Já Alejandro González Iñárritu recebe a sua 5.ª nomeação, após Babel (2007), filme pelo qual esteve indicado nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Filme. Nesta edição dos Óscares, Iñárritu concorre a três estatuetas, nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Filme, graças a Birdman.


Boyhood: Momentos de Uma Vida - Richard Linklater
A obra conta a história de Mason (Ellar Coltrane), desde os 6 aos 18 anos de idade, num filme gravado durante 12 anos, sempre com os mesmos actores. À semelhança de Iñárritu, também Richard Linklater está nomeado triplamente nesta edição, nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Filme. Anteriormente, foi ainda indicado na categoria de Melhor Argumento Adaptado por Antes de Anoitecer (2004) e Antes da Meia-Noite (2013).


Foxcatcher - E. Max Frye e Dan Futterman
Este filme baseado em factos reais conta a história de Mark Schultz (Channing Tatum) e David Schultz (Mark Ruffalo), a dupla de irmãos de luta greco-romana mais bem sucedida nos Jogos Olímpicos. Os dois juntaram-se à equipa Foxcatcher, liderada pelo multimilionário John E. du Pont (Steve Carell), para que pudessem treinar para os Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, mas a união acabará por ter consequências inesperadas.

Frye recebe a sua primeira nomeação para um Óscar, tendo também escrito o argumento de Tiro pela Culatra (1998) e A Segunda Face (2003). Dan Futterman (que também é actor) concorre pela segunda vez a uma estatueta dourada, após Capote (2005), filme pelo qual estava nomeado na categoria de Melhor Argumento Adaptado.
 

Grand Budapest Hotel - Wes Anderson e Hugo Guinness
A história passa-se no Grand Budapest Hotel, um local cheio de excentricidades e muitos segredos. Gustave H (Ralph Fiennes), o famoso concierge do hotel, recebe uma herança de uma idosa muito rica, mas nem todos serão de acordo com esta atribuição.

Hugo Guinness recebe a primeira nomeação para um Óscar, tendo também dado voz a uma das personagens de O Fantástico Senhor Raposo (2009), outro filme realizado por Wes Anderson, que, por sua vez, está nomeado pela sexta vez para uma estatueta dourada. O cineasta está nomeado para mais duas categorias nesta edição: Melhor Realizador e Melhor Filme. Ao longo da sua carreira, foi também indicado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial (2001), Melhor Filme por O Fantástico Senhor Raposo (2009) e Melhor Argumento Original por Moonrise Kingdom (2012, crítica aqui).


Nightcrawler - Repórter na Noite - Dan Gilroy
Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um homem desesperado por encontrar trabalho e acaba por encontrar um inusitado, entrando no mundo do jornalismo criminal em Los Angeles. Só que, em vez de se tornar um mero espectador, Bloom tenta criar as suas próprias histórias. Esta é a primeira nomeação para Dan Gilroy, que escreveu o argumento de Puro Aço (2011) e O Legado de Bourne (2012).