Óscares 2015: Melhor Argumento Adaptado (Nomeados)


Imagem de Vício Intrínseco. Foto: Out Now.

Nomeados:
Sniper Americano (crítica aqui)
O Jogo da Imitação (crítica aqui)
Vício Intrínseco
A Teoria de Tudo (crítica aqui) 
Whiplash - Nos Limites

Sniper Americano - Jason Hall
Este é o biopic de Chris Kyle, considerado o maior sniper americano de todos os tempos, que fez quatro missões no Iraque, ao serviço dos SEAL. A obra é baseada no livro "American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History", escrito pelo próprio Kyle, que é interpretado por Bradley Cooper no filme. Jason Hall foi quem adaptou o livro para o grande ecrã e recebe agora a sua primeira nomeação para um Óscar. Hall é também actor, tendo também escrito os argumentos de Playboy Americano (2009) e Paranóia (2013).

 

O Jogo da Imitação - Graham Moore
A partir da história verídica de Alan Turing (Benedict Cumberbatch) surge o filme O Jogo da Imitação, que recria a luta de Turing, um brilhante matemático, a tentar descobrir as mensagens encriptadas da Enigma, uma máquina que transmitia mensagens de guerra entre os nazis. Esta foi uma das chaves (embora secretas) para encurtar a duração da II Guerra Mundial. O livro "Alan Turing: The Enigma", escrito por Andrew Hodges, foi o que deu origem ao filme. O responsável pela adaptação da história foi Graham Moore, que está nomeado pela primeira vez para um Óscar. Moore foi o autor dos argumentos das curtas-metragens Pirates vs. Ninjas (2005) e The Waiting Room (2008).


Vício Intrínseco - Paul Thomas Anderson
A narrativa passa-se em 1970, quando o detective Larry "Doc" Sportello (Joaquin Phoenix) investiga o desaparecimento de uma antiga namorada. A base para o filme advém do romance homónimo escrito por Thomas Pynchon. Paul Thomas Anderson adaptou a história para o Cinema, recebendo a sua sexta nomeação para um Óscar, após Jogos de Prazer (1997), Magnolia (1999) e Haverá Sangue (2007), filme pelo qual também foi nomeado para Melhor Realizador e Melhor Filme.


A Teoria de Tudo - Anthony McCarten
O filme conta a história de Jane (Felicity Jones) e Stephen Hawking (Eddie Redmayne), um conhecido cosmólogo que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica. Na obra, é revelada a evolução da doença e a forma como o casal a enfrentou, com Jane a acompanhar sempre o seu companheiro, apesar das adversidades. Foi justamente Jane Hawking que escreveu a obra em que o filme foi baseado: "Viagem ao Infinito – A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking". A adaptação esteve a cargo de Anthony McCarten, que está duplamente nomeado este ano graças ao filme A Teoria de Tudo, estando também indicado na categoria de Melhor Filme.


Whiplash - Nos Limites
- Damien Chazelle
Neste drama ficamos a conhecer a história de Andrew (Miles Teller), um jovem baterista que é levado aos limites pelo seu professor, Fletcher (J.K. Simmons). Damien Chazelle escreveu o guião (além de também realizar o filme), após experiências pessoais. Antes de se tornar numa longa-metragem, a história era uma curta-metragem de 18 minutos que teve estreia no Festival de Cinema de Sundance, em 2013. Chazelle está nomeado pela primeira vez para um Óscar.