Estreias da semana - 16 de Janeiro de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • O Clube de Dallas
  • Ninfomaníaca - Parte I
  • O Assalto
  • Dupla Catástrofe
  • Casa Silenciosa
  • Mostra o Que Vales
O Clube de Dallas (2013), de Jean-Marc Vallée
Este drama biográfico passa-se nos EUA, em 1985, contando a história de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um cowboy a quem foi diagnosticado o vírus VIH/Sida e dado 30 dias de vida. Inicialmente, passa por um período de total negação da doença, até que começa a ser tratado com o anti-viral AZT, o único medicamento autorizado, mas que acaba por quase conduzi-lo à morte. É aí que decide procurar métodos alternativos de tratamento, mesmo que seja noutras partes do mundo e que esses medicamentos sejam considerados ilegais nos EUA. E foi assim que Ron criou o Clube de Dallas (Dallas Buyers Club), que tinha como objectivo fornecer os mesmos medicamentos para outras pessoas nas mesmas condições, contando para isso com a ajuda da sua médica, Dra. Eve Saks (Jennifer Garner) e de Rayon (Jared Leto), um travesti também infectado. O sucesso do Clube não pára de crescer, fazendo com que as companhias farmacêuticas olhem para o mesmo como uma ameaça para o seu império.


Ninfomaníaca - Parte I (2013), de Lars von Trier
Chega finalmente a Portugal um dos filmes mais falados dos últimos tempos. Esta é a primeira parte de um drama erótico, que conta, em oito capítulos, a história de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma ninfomaníaca, desde a sua infância até aos 50 anos. Um dia, após um espancamento, Joe é encontrada quase inconsciente por Seligman (Stellan Skarsgård), um homem celibatário que decide levá-la para casa, onde cuida dos seus ferimentos e ouve a sua história de vida. Participam também no filme Shia LaBeouf, Uma Thurman, Willem Dafoe, Stacy Martin, Christian Slater, entre outros.


O Assalto (2013), de Dito Montiel
Chris (Liam Hemsworth) é um ingénuo segurança na Empire State Armored Truck, uma empresa de camiões blindados. Um dia, é convencido por Eddie (Michael Angarano), seu amigo de infância, a planear um assalto que os deixará milionários. Devido às circunstâncias do assalto, a equipa de detectives da Polícia de Nova Iorque - liderada por James Ransone (Dwayne Johnson) - considera que o crime tem organização da máfia. Porém, vão acabando por perceber quem são os verdadeiros culpados, algo que chocará as autoridades mas também toda a nação. A obra é baseada num crime real, que aconteceu em 1982, tendo sido considerado, na época, o maior assalto da história dos EUA.


Eyjafjallajökull: Dupla Catástrofe (2013), de Alexandre Coffre
A segunda longa-metragem da carreira de Alexandre Coffre traz-nos a história de Alain e Valérie, um ex-casal com uma filha em comum e muita amargura na sua relação, tendo o reencontro marcado a propósito do casamento da filha. A viverem em França e o casamento a ter lugar numa pequena cidade grega, os dois precisam de viajar para o destino escolhido pela filha. Acontece que a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull impede-os de viajar de avião. Assumindo o risco, Alain e Valérie optam por fazer toda a viagem de carro. A questão que surge, de imediato, é simples: será que vão conseguir aturar-se durante quase 3 mil quilómetros? Fica a dúvida e um bom ponto de partida para esta comédia francesa.


Casa Silenciosa (2011), de Chris Kentis e Laura Lau
Com Elizabeth Olsen no principal papel, Casa Silenciosa é a terceira colaboração, em regime de co-autoria, de Chris Kentis e Laura Lau depois de Grind (1997) e Em Águas Profundas (2003). Nesta história de terror, já de 2011, é-nos mostrada a história de uma rapariga, Sarah, e do seu pai, que regressam a uma velha casa da família. Situada numa zona rural junto a um lago, o que os leva (com a ajuda de um tio) à casa é a intenção de retirar pertences da família e fazer reparações aos estragos para vender o imóvel. Quando o tio tem de sair para procurar um electricista, já que a casa não tem luz, Sarah começa a ouvir barulhos e a ver aquilo que lhe parecem ser pessoas dentro de casa. Subitamente, ela e o pai são atacados por algo ou alguém e acabam por ter de lutar pelas suas vidas.


Mostra o Que Vales (2013), de Duane Adler
Escrito e realizado por Duane Adler, autor do argumento de Ao Ritmo do Hip-Hop (2001) e co-autor dos argumentos dos vários filmes da série Step Up, Mostra o Que Vales segue pela mesma linha: a dança. Neste filme conta-se a história de Aya, uma jovem sul-coreana a viver em Nova Iorque e parte integrante do grupo COBU, dedicado à dança underground. Ali, conhece Donny, um talentoso dançarino acabado de chegar de Nova Orleães para ajudar o meio-irmão, Nick, a gerir um dos clubes de dança mais frequentados da cidade. Entre ambos, surge uma paixão praticamente imparável que acaba por ser posta em causa pela rivalidade dos clubes de dança a que pertencem. Muito ao ritmo de outros filmes do género, com a particularidade de o autor ser o mesmo, Mostra o Que Vales junta o amor, a dança e a vontade de superar todas as barreiras.