Estreias da semana - 1 de Agosto de 2013


Mais uma quinta-feira, mais uma semana de estreias em Portugal. Num total de seis filmes a entrar nas salas nacionais, o destaque recai para Os Smurfs 2 e A Gaiola Dourada, até porque são os únicos com direito a estreia, de forma generalizada, em todo o país. O primeiro é a continuação do primeiro título deste filme que mistura animação com imagem real e promete levar muitos dos mais novos (e seus pais) às salas. 

O segundo, A Gaiola Dourada, é uma produção franco-portuguesa que tem tido um enorme destaque mediático para um filme com estas características. O facto de estrear no início do mês de Agosto não é inocente, trata-se de tentar ir ao encontro da massa populacional de emigrantes que se desloca para Portugal por esta altura do Verão.

Num segundo patamar de relevância, encontramos Um Homem de Família, que estará em exibição em Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal, e trata-se de um thriller baseado numa história verídica; e Phantom - O Submarino Fantasma, que conta com David Duchovny no principal papel, e aborda um evento real da Guerra Fria, de confronto soviético-americano. Terá direito a exibição nas cidades de: Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

Temos ainda Hóspedes Indesejados, um filme de terror que será exibido apenas no Porto e em Setúbal e Uma Família Respeitável, que, apesar de vir de um país que tem dado ao mundo, nos últimos anos, uma produção cinematográfica interessante, o Irão (em co-produção com a França), e de ter uma estória extremamente apelativa, terá apenas espaço de exibição em Lisboa, no cinema Nimas.

Filmes em estreia esta semana:
  • A Gaiola Dourada
  • Os Smurfs 2
  • Phantom - O Submarino Fantasma
  • Hóspedes Indesejados
  • Um Homem de Família
  • Uma Família Respeitável
A Gaiola Dourada (2013), de Ruben Alves
Esta comédia de costumes tem como protagonistas Maria Ribeiro (Rita Blanco) e José Ribeiro (Joaquim de Almeida), um casal de portugueses que está emigrado em França há mais de 30 anos. Ela é porteira e ele pedreiro. Todos à sua volta gostam muito do casal, que é muito simpático e humilde, ajudando sempre quem precisa. A situação muda quando recebem a notícia que são os detentores de uma herança em Portugal, que poderá concretizar o seu velho sonho de regressar ao seu país. Contudo, ninguém está interessado em perder a companhia e a ajuda do casal e haverá muitos entraves para o regresso a Portugal. A obra conta ainda com a participação de Maria Vieira, Chantal Lauby e Roland Giraud.

Os Smurfs 2 (2013), de Raja Gosnell (Os Smurfs, 2011)
Os pequenos Smurfs estão de regresso ao grande ecrã depois de Os Smurfs (2011). Desta vez, o feiticeiro Gargamel (Hank Azaria) vai tentar obter a essência dos Smurfs (como sempre, aliás), raptando Smurfina e levando-a para Paris, onde é conhecido como um dos mágicos mais poderosos. Os Smurfs farão de tudo para tentar salvar Smurfina do malvado feiticeiro. O filme de animação tem também no elenco Neil Patrick Harris e Jayma Mays, bem como as vozes de Katy Perry, Christina Ricci, Jonathan Winters, Tom Kane ou Alan Cumming, na versão original.

Phantom - O Submarino Fantasma (2013), de Todd Robinson
Este é um thriller baseado num acontecimento real em plena Guerra Fria e conta a história de um capitão, Dmitri "Demi" Zubov, que aceita o comando do submarino B-76, uma embarcação soviética, que tem um poderoso míssil nuclear. Inicialmente, Dmitri não percebe as razões de ter sido obrigado a integrar uma tripulação que lhe é desconhecida, até que entende qual é a missão: lançar um míssil contra os EUA para fazer parecer que o ataque é oriundo de um navio chinês, o que poderia dar início a uma guerra entre os dois países. Fazem parte do elenco Ed Harris, David Duchovny e William Fichtner.

Hóspedes Indesejados (2011), de Ti West
Neste filme de terror inspirado em factos verídicos, a história centra-se no hotel Yankee Pedlar Inn, em Nova Iorque, que está prestes a fechar após 100 anos de existência. Há quem diga que esteja povoado de almas penadas, mas ainda ninguém conseguiu prová-lo. Claire (Sara Paxton) e Luke (Pat Healy) são os únicos empregados que ainda estão no hotel e estão decididos a provar que os rumores são verdadeiros, o que poderá ser irreversível.

Um Homem de Família (2012), de Ariel Vromen
Richard Kuklinski (Michael Shannon) é aparentemente um homem comum: um pai de família que tem uma vida pacata. Contudo, a verdade é que Richard é um perigoso assassino há mais de 20 anos, tendo já tirado a vida a mais de 100 pessoas, todos homens. Mas, um dia, acaba por deixar uma pista que o levará até à pena perpétua. Este thriller é baseado na história verdadeira de Richard Kuklinski, que é relatada na obra "The Iceman: The True Story of a Cold-Blooded Killer". Na vida real, acabaria por falecer a 5 de Março de 2006, aparentemente de causas naturais, enquanto cumpria pena perpétua. Participam também no filme James Franco, Ray Liotta, Chris Evans e Winona Ryder.

Uma Família Respeitável (2012), de Massoud Bakhshi
Esta é uma história baseada na experiência do próprio realizador. Arash (Babak Hamidian) é um professor iraniano que estudou e trabalha no Ocidente, até que decide regressar à pequena cidade de Shiraz, no Irão, onde ocupa a vaga de professor na Universidade local. Já estranho àquela cultura e sociedade, acaba por ser enredado em vários dramas famílias num país completamente diferente daquilo que conhecia.