Oscars 2013 - Melhor Fotografia (Nomeados)

A categoria de Melhor Fotografia pode criar alguma confusão com a de Melhor Cenografia. Ora, cada segundo de filme é composto por 24 fotografias que, ao ser colocadas em rotação no projector, criam a sensação de movimento. São estas fotografias e a qualidade das mesmas que serão levadas em conta na análise dos membros da Academia de Hollywood. O Director de Fotografia de cada filme tem a tarefa, entre outras coisas, de coordenar a luz que é usada em cena e escolher, por vezes, ângulos e enquadramentos. Chegou a haver uma altura na história dos Oscars em que esta categoria era dividida em cor e a preto e branco, havendo assim dois prémios, o que acabou por alterar-se com a generalização da cor no cinema. Nesta edição dos Oscars, os concorrentes são fortes, apresentando argumentos capazes, embora bastante diferentes. Entre os nomeados, há filmes de época, aventura e pura acção. 

Eis os nomeados:
Anna Karenina
A fotografia de Anna Karenina esteve a cargo de Seamus McGarvey, que está nomeado pela segunda vez, após Expiação (2007). Contudo, ao longo da sua carreira, teve outros trabalhos relevantes, tais como As Horas (2002), Temos de Falar Sobre Kevin (2011) e Os Vingadores (2012). Anna Karenina concorre a 4 Oscars.
Aaron Johnson e Keira Knightley em Anna Karenina. Foto: Beyond Hollywood.

Django Libertado
O retrato sulista dos EUA do séc. XIX, em plena época de escravatura, teve como Director de Fotografia Robert Richardson, já habituado a estas andanças dos Oscars. Esta é a oitava nomeação que recebe, sendo que já venceu por três vezes, pelo seu trabalho em JFK (1991), O Aviador (2004) e A Invenção de Hugo (2011) (crítica aqui). Não é, de todo, a primeira vez que Richardson colabora com Quentin Tarantino. Tal já aconteceu em Kill Bill - A Vingança (2003), Kill Bill 2 (2004) e Sacanas Sem Lei (2009). Django Libertado tem 5 nomeações (crítica aqui).
Christoph Waltz e Jamie Foxx em Django Libertado. Foto: kinobank.org.

A Vida de Pi
O deslumbramento visual de A Vida de Pi (crítica aqui) é um dos seus grandes trunfos, em muito devido ao trabalho de Claudio Miranda, que está pela segunda vez nomeado, após O Estranho Caso de Benjamin Button (2008). Ao longo da sua carreira, colaborou também em Como Despachar um Encalhado (2006) e TRON: O Legado (2010). Recentemente, Claudio Miranda venceu o BAFTA pelo seu trabalho em A Vida de Pi, que está nomeado para um total de 11 Oscars (crítica aqui).
Suraj Sharma em A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.

Lincoln
A pintura sombria, austera, mas poderosa de Lincoln teve assinatura de Janusz Kaminski, que costuma formar uma constante parceria com Steven Spielberg, como acontece neste filme. Esta é a sexta nomeação que recebe, tendo ganhado por 2 vezes, em A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). Lincoln tem um total de 12 nomeações (crítica aqui).
Daniel Day-Lewis em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.

007 - Skyfall
A aventura cheia de acção do agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, contou com o trabalho de Roger Deakins na Direcção de Fotografia. Já recebeu 10 nomeaçõs na sua carreira, mas ainda não conseguiu vencer a estatueta. Entre os seus trabalhos nomeados, pode-se destacar Os Condenados de Shawshank (1994), Este País Não é Para Velhos (2007), O Leitor (2008) e Indomável (2010). 007 - Skyfall está nomeado para 5 Oscars.
Daniel Craig em 007 - Skyfall. Foto: Beyond Hollywood.