Oscars 2013 - Melhor Actor (Nomeados)

A categoria de Melhor Actor é composta por actores já oscarizados e outros estreantes nestas andanças. Apesar de as interpretações aclamadas pelo público e pela crítica, cada vez mais a vitória parece destinada para Daniel Day-Lewis, até pelo número de prémios que tem recebido ultimamente por este papel. No ano passado, foi o francês Jean Dujardin que levou o prémio para casa, por O Artista (2011).

Nomeados:
A comédia dramática Guia para um Final Feliz tem-se revelado um grande sucesso, tanto nas bilheteiras como na opinião dos críticos. Em muito se deve ao envolvente argumento, mas também à interpretação dos actores, como Bradley Cooper. O actor interpreta o protagonista da obra, Pat, um jovem bipolar que acabou de sair de uma clínica psiquiátrica, estando ainda obcecado pela ex-mulher. O papel estava, inicialmente, entregue a Mark Wahlberg, mas o realizador David O. Russell acabou por optar por Bradley Cooper. O actor, mais habituado a filmes de pura comédia, está nomeado pela primeira vez na sua carreira para um Oscar. Guia para um Final Feliz está nomeado para 8 estatuetas (crítica aqui).
Bradley Cooper em Guia para um Final Feliz. Foto: Beyond Hollywood.

O veterano actor encarna em Lincoln o papel do décimo-sexto Presidente dos EUA, Abraham Lincoln. Além das evidentes parecenças físicas, o actor ajustou a voz e postura para poder desempenhar da melhor forma a sua personagem. Inicialmente, seria Liam Neeson o protagonista. O processo de pesquisa do filme durou 10 anos, até que o realizador Steven Spielberg decidiu que só o faria se fosse Daniel Day-Lewis a interpretar o papel de Lincoln. A título de curiosidade, Daniel Day-Lewis recusou a personagem (apesar de ser a escolha inicial do realizador), por não saber se conseguiria desempenhar um papel tão icónico, tendo sido o actor Leonardo DiCaprio que o conseguiu convencer. Esta é a quinta nomeação para Daniel Day-Lewis, sendo que já ganhou por duas vezes, em O Meu Pé Esquerdo (1989) e Haverá Sangue (2007), sempre na categoria de Melhor Actor. Lincoln concorre a 12 Oscars (crítica aqui).
Daniel Day-Lewis em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.

No musical Os Miseráveis, Hugh Jackman interpreta o dramático papel de Jean Valljean, um antigo prisioneiro que tenta reconstruir a sua vida, apesar da perseguição de um inspector implacável. Jackman perdeu bastante peso para desempenhar a sua personagem na parte inicial do filme (na fase de prisioneiro). Além disso, o actor australiano protagoniza muitos dos momentos musicais do filme, cantando ao vivo. Recorde-se que o realizador Tom Hooper exigiu que todos os actores cantassem ao vivo e não em playback. Para ter a aparência de um verdadeiro prisioneiro, o actor passou 36 horas sem água, o que fez diminuir a dimensão corporal à volta dos olhos e nas bochechas. Hugh Jackman é outro dos estreantes no lote dos nomeados, sendo esta a sua primeira nomeação para um Oscar. Os Miseráveis tem 8 nomeações (crítica aqui).
Hugh Jackman em Os Miseráveis. Foto: Beyond Hollywood.

Em The Master - O Mentor, Joaquin Phoenix dá vida a Freddie Quell, um veterano alcoólico da Segunda Guerra Mundial, que se esforça por mudar para ajudar na fundação do controverso grupo "A Causa". O papel estava inicialmente destinado a Jeremy Renner. Joaquin Phoenix está nomeado pela terceira vez para um Oscar, após Gladiador (2000), na categoria de Melhor Actor Secundário, e Walk the Line (2005), para Melhor Actor. The Master - O Mentor está nomeado para 3 Oscars. 
Joaquin Phoenix em The Master - O Mentor. Foto: Beyond Hollywood.

O actor é Whip Whitaker em Decisão de Risco, um piloto com alguns problemas obscuros mas que consegue salvar um avião de uma colisão. É a sexta nomeação de Denzel Washington, tendo ganhado por duas vezes, em Tempo de Glória (1989), para Melhor Actor Secundário, e Dia de Treino (2001), na categoria de Melhor Actor. Decisão de Risco tem um total de 2 nomeações.
Denzel Washington em Decisão de Risco. Foto: Beyond Hollywood.