Estreias da semana - 6 de Março de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • 300: O Início de Um Império
  • Academia de Vampiros
  • Um Novo Fôlego
  • Rincón de Darwin
  • Fim-de-semana em Paris
  • Lições de Harmonia 
  • O Céu Sobre os Ombros
300: O Início de Um Império (2014), de Noam Murro
O novo capítulo da saga 300, adaptado da novela gráfica criada por Frank Miller, conta a história do corajoso general Temístocles (Sullivan Stapleton), que tenta unir toda a Grécia, liderando uma batalha contra Xerxes (Rodrigo Santoro), um mortal transformado em divindade e Artemísia (Eva Green), a comandante da armada persa. As possibilidades de vitória são parcas, já que há uma enorme desvantagem numérica, mas os soldados de Temístocles não desistem, tornando-se inspiradores para a nação grega, que resolverá enfrentar a Pérsia e o seu Rei, o que mudará o rumo da História.

Academia de Vampiros (2014), de Mark Waters
Rose Hathaway (Zoey Deutch) tem 17 anos, mas não é uma rapariga como as outras, sendo uma Dhampir, uma vampira guardiã, que tem como missão proteger os Moroi, uma estirpe de vampiros pacíficos que vivem no mundo dos humanos. Rose é a protectora da princesa Lissa Dragomir (Lucy Fry), a sua melhor amiga e membro da família real dos vampiros, pelo que Rose fará de tudo para protegê-la dos cruéis Strigoi, seres violentos que se infiltraram na academia de S. Vladimir e que pretendem destruir a linhagem dos Moroi. Esta é a adaptação cinematográfica do primeiro livro da série homónima, escrita em 2007, pela norte-americana Richelle Mead.

Um Novo Fôlego (2013), de Drake Doremus 
Keith Reynolds (Guy Pearce) sente-se algo arrependido das escolhas que foi fazendo ao longo da sua vida, tanto a nível pessoal como profissional. Um dia, a sua mulher e a filha acolhem, ao abrigo de um programa de intercâmbio, a jovem Sophie (Felicity Jones), uma estudante britânica. E tudo muda quando cresce entre os dois uma atracção física e intelectual que alterará a história daquela família.

Rincón de Darwin (2013), de Diego Fernández Pujol
Neste road movie, Gastón (Jorge Temponi) vive um momento difícil na sua vida quando fica a saber da herança deixada pelo seu avô, tendo que viajar até a uma localidade no interior do país para poder fazer o reconhecimento do local. Ele viaja na companhia de Americo (Carlos Frasca), o notário, e de Beto (Jorge Esmoris), o proprietário da carrinha que os irá transportar. Só que a viagem acaba por demorar mais do que o esperado e os três terão de conviver obrigatoriamente uns com os outros, fazendo com que tentem encontrar um lugar em si mesmos. O título da obra é uma referência a Rincón, um local visitado por Charles Darwin, em 1833, durante o seu percurso pela América do Sul.

Fim-de-semana em Paris (2013), de Roger Michell
Nick (Jim Broadbent) e Meg (Lindsay Duncan) vivem em Inglaterra e são um casal de professores de meia-idade sem grande preocupações. Para mudar a sua rotina, decidem comemorar o seu aniversário de casamento em Paris onde passaram a sua lua-de-mel 30 anos antes. Só que, quando lá chegam, percebem que a sua relação já mudou bastante...

Lições de Harmonia (2013), de Emir Baigazin
Aslan (Timur Aidarbekov), de 13 anos, sofre uma humilhação pelos colegas de escola durante um exame médico, o que lhe causa um distúrbio de personalidade que se manifesta numa obsessão pela organziação e pela limpeza. Ele é um rapaz triste e solitário que vive com a sua avó muito pobre (Bagila Kobenova) e que é alvo da implicância do seu colega (Aslan Anarbayev), num ódio que não pára de aumentar... Este drama recebeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim. Em complemento à longa-metragem Lições de Harmonia, estreia a curta-metragem Primária, de Hugo Pedro.

O Céu Sobre os Ombros (2011), de Sérgio Borges
Este docudrama aborda a história de três habitantes de Belo Horizonte, no Brasil: Everlyn, uma transexual que vive da prostituição e dos cursos de sexualidade que lecciona; Murari, um devoto do movimento Hare Krishna e do Clube Atlético Mineiro; e Iwei, um africano descendente de portugueses que se dedicou à escrita de livros que nunca conseguiu terminar. Apesar de nenhuma das personagens se cruzar no filme, as suas histórias são vividas em paralelo, tendo algumas similitudes quanto a desejos e medos comuns. Na obra, a realidade confunde-se com ficção, sendo que os protagonistas não são actores.