Óscares 2017: Melhor Documentário (Nomeados)

Nomeados:
Poster de O.J.: Made in America. Foto: IMDb.
Fogo no Mar - Gianfranco Rosi (realizador) e Donatella Palermo (produtora)
Este documentário foca-se na ilha de Lampedusa, em Itália, um dos epicentros da crise de migrantes que se vive na Europa. A obra venceu o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.
Esta é a primeira nomeação para Gianfranco Rosi e Donatella Palermo.


I Am Not Your Negro - Raoul Peck (realizador), Rémi Grellety e Hébert Peck (produtores)
O manuscrito "Remember This House", escrito por James Baldwin, foi entregue ao realizador Raoul Peck, numa obra inacabada que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. 
Esta é a base de I Am Not Your Negro, narrado por Morgan Freeman, num filme que garante a Raoul Peck, Rémi Grellety e Hébert Peck a sua primeira indicação a uma estatueta dourada.


Life, Animated - Roger Ross Williams (realizador) e Julie Goldman (produtora)
Owen Suskind é um menino autista que ficou sem falar durante anos, sendo retirado aos poucos dessa solidão ao imergir em filmes animados da Disney, potenciando a ligação com a sua família.
Deste grupo de nomeados, Roger Ross Williams é o único galardoado, tendo vencido um galardão na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental, por Music by Prudence (2010), juntamente com Elinor Burkett. Já Julie Goldman compete pela primeira vez a um Óscar.


O.J.: Made in America - Ezra Edelman (realizador) e Caroline Waterlow (produtor)
Uma extensa análise ao caso do julgamento de O.J. Simpson, um dos mais mediáticos da História dos EUA, com muitos testemunhos reais.
Ezra Edelman e Caroline Waterlow recebem a sua primeira nomeação a uma estatueta dourada.


13th - Ava DuVernay (realizadora), Spencer Averick e Howard Barish (produtores)
O documentário centra-se no sistema prisional norte-americano e as desigualdades raciais vividas no país, tendo como base a 13.ª emenda da Constituição dos Estados Unidos da América: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado".
Ava DuVernay, Spencer Averick e Howard Barish procuram o seu primeiro Óscar.