Óscares 2016: Melhor Realizador (Nomeados)

Nomeados:


Lenny Abrahamson, por Quarto
O irlandês Lenny Abrahamson tem ainda uma carreira pouco preenchida, tendo começado por realizar a curta-metragem 3 Joes (1991). Seguiram-se filmes como Garage (2007), O Que Fez o Richard (2012) e Frank (2014).

Lenny Abrahamson recebe a sua primeira nomeação para uma estatueta dourada e Quarto tem 4 indicações.

Lenny Abrahamson nas gravações de Quarto. Foto: lwlies.com.

Alejandro González Iñárritu, por The Revenant: O Renascido
O cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu tem-se revelado um fenómeno nos últimos anos. O primeiro trabalho que assinou foi a curta-metragem Detrás del dinero (1995), destacando-se posteriormente pelos filmes Amor Cão (2000), 21 Gramas (2003) e Biutiful (2010). Com Babel (2006), recebeu a nomeação para dois Óscares, nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Filme. No ano passado, venceu os três Óscares para os quais estava nomeado, nas categorias de Melhor Argumento Adaptado, Melhor Realizador e Melhor Filme, graças a Birdman (2014, crítica aqui). 

Iñárritu está nomeado pela 7.ª vez aos Óscares, sendo que, nesta edição, junta indicações para Melhor Realizador e Melhor Filme. The Revenant: O Renascido concorre a 12 Óscares.

Alejandro González Iñárritu e Leonardo DiCaprio em The Revenant: O Renascido. Foto: Wired.
Tom McCarthy, por O Caso Spotlight
O cineasta norte-americano Tom McCarthy é também ator e tem uma carreira muito variada, com vários géneros cinematográficos quando se trata de representação. Enquanto realizador, o seu primeiro trabalho foi o filme A Estação (2003), assinando depois O Visitante (2007), Todos Ganhamos (2011) e O Sapateiro Mágico (2014.

Esta é a 3.ª nomeação para Tom McCarthy, após ter sido indicado por Up - Altamente (2009), na categoria de Melhor Argumento Original. Nesta edição, está também nomeado nessa categoria por O Caso Spotlight, filme que contabiliza um total de 6 nomeações.

Tom McCarthy nas filmagens de O Caso Spotlight. Foto: rachelmcadamsonline.com.

Adam McKay, por A Queda de Wall Street
O cineasta norte-americano Adam McKay sempre esteve mais ligado à comédia. Começou por realizar alguns episódios de Saturday Night Live, seguindo-se depois as longas-metragens O Repórter: A Lenda de Ron Burgundy (2004), Filhos e Enteados (2008), Agentes de Reserva (2010) e Que Se Lixem As Notícias (2013).

Adam McKay está nomeado duplamente nesta edição dos Óscares, nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado, juntamente com Charles Randolph. A Queda de Wall Street está indicado em 5 categorias.

Christian Bale e Adam McKay nas gravações de A Queda de Wall Street. Foto: flipboard.com.
George Miller, por Mad Max: Estrada da Fúria
Nascido na Austrália, George Miller tem uma carreira longa, marcada sobretudo pelos filmes Mad Max, tendo começado com a curta-metragem St. Vincent's Revue Film (1971). A sua primeira longa-metragem foi Mad Max - As Motos da Morte (1979), tendo assinado também filmes como Acto de Amor (1992), Babe: Um Porquinho na Cidade (1998) e Happy Feet (2006), com o qual recebeu o Óscar de Melhor Filme de Animação.

Esta é a 6.ª nomeação para George Miller, após também ter sido indicado por Acto de Amor, na categoria de Melhor Argumento Original e por Um Porquinho Chamado Babe (1995), nas categorias de Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. Nesta edição dos Óscares, Miller está também nomeado, enquanto produtor, para o Óscar de Melhor Filme, por Mad Max: Estrada da Fúria, que tem um total de 10 indicações.

George Miller nas gravações de Mad Max: Estrada da Fúria. Foto: The Telegraph.