Óscares 2015: Melhor Actor (Nomeados)


Nomeados:
Steve Carell
Bradley Cooper
Benedict Cumberbatch
Michael Keaton
Eddie Redmayne

Steve Carell, por Foxcatcher (crítica aqui)
Mais conhecido pelos seus papéis na comédia, Steve Carell conquistou reconhecimento com uma personagem dramática em Foxcatcher. Começou a sua carreira no filme A Pequena Endiabrada (1991), mas ganhou protagonismo na série O Escritório e em Saturday Night Live. Participou ainda nos filmes Virgem aos 40 Anos (2005), Evan, o Todo-Poderoso (2007), Amor, Estúpido e Louco (2011), entre outras produções. Steve Carell está nomeado pela primeira vez para um Óscar.

Steve Carell em Foxcatcher. Foto: Out Now.

Bradley Cooper, por Sniper Americano (crítica aqui)
Inicialmente conhecido como sex-symbol e mais habituado à comédia, Cooper tem apostado nos últimos anos em filmes mais dramáticos e tem sido reconhecido por essa aposta. A sua estreia cinematográfica foi na série O Sexo e a Cidade, seguindo-se participações na série A Vingadora, Nada Mais Que Steve (2009), A Ressaca (2009), Soldados da Fortuna (2010), Sem Limites (2011) e Como Um Trovão (2012, crítica aqui).

Bradley Cooper reúne um total de quatro nomeações aos Óscares na sua carreira, tendo sido indicado por Guia Para um Final Feliz (2012, crítica aqui) e Golpada Americana (2013, crítica aqui) - aliás, o actor está nomeado pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, Cooper concorre também na categoria de Melhor Filme, por ser um dos produtores de Sniper Americano.

Bradley Cooper em Sniper Americano. Foto: Out Now.

Benedict Cumberbatch, por O Jogo da Imitação (crítica aqui)
O britânico Benedict Cumberbatch é um dos actores do momento. A sua carreira teve início no tele-filme Fields of Gold (2002), seguindo-se papéis em Hawking (2004), Expiação (2007), Além da Escuridão: Star Trek (2013), 12 Anos Escravo (2013, crítica aqui), O Quinto Poder (2013) e, claro, na série Sherlock, que lhe trouxe reconhecimento mundial. Cumberbatch está pela primeira vez nomeado para um Óscar.

Benedict Cumberbatch em O Jogo da Imitação. Foto: Out Now.

Michael Keaton, por Birdman (crítica aqui)
Com uma carreira longa e versátil, Michael Keaton já participou em muitos filmes, mas é com Birdman que conquista verdadeiramente a crítica. Estreou-se como actor na série MisteRogers' Neighborhood, tendo depois participado em Os Fantasmas Divertem-se (1988), Batman (1989), The Paper - Primeira Página (1994, crítica aqui), Em Busca de Glória (2000) ou Presa na Escuridão (2013). Esta é a primeira indicação para um Óscar para Michael Keaton.

Michael Keaton em Birdman. Foto: Out Now.

Eddie Redmayne, por A Teoria de Tudo (crítica aqui)
O jovem actor britânico surpreendeu tudo e todos com a sua interpretação em A Teoria de Tudo, tendo arrecadado vários prémios devido a este papel. Foi na série Animal Ark que começou nas lides da interpretação. A partir daí, participou em O Bom Pastor (2006), Elizabeth - A Idade de Ouro (2007), A Minha Semana Com Marilyn (2011) e Os Miseráveis (2012, crítica aqui). Redmayne concorre pela primeira vez a uma estatueta dourada.

Eddie Redmayne em A Teoria de Tudo. Foto: Out Now.