Estreias da semana - 3 de Abril de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • Divergente
  • Rio 2
  • A Imagem que Falta
  • Glória
  • O Atentado
  • Sei Lá
Divergente (2014), de Neil Burger
Neste distópico filme de ficção científica, após enfrentar uma guerra catastrófica, a Humanidade encontrou um modo para evitar os conflitos: dividir a sociedade em cinco facções distintas, de modo a que ordem permaneça. Cada facção corresponde a uma virtude que tem a sua função específica na sociedade. Quando os indivíduos fazem 16 anos são submetidos a um teste de aptidão para determinar a facção a que irão pertencer durante o resto da vida. Chegou a altura de ser Beatrice (Shailene Woodley) a fazer o teste, no qual descobre que tem vocação para mais do que uma facção, o que faz dela uma "divergente". Os divergentes são perseguidos por serem considerados uma ameaça para a sociedade, pelo que a jovem deverá manter o seu segredo escondido de todos... O filme é a adaptação cinematográfica do primeiro volume da trilogia escrita por Veronica Roth. Participam também na obra Kate Winslet, Ashley Judd, Theo James, entre outros.

Rio 2 (2014), de Carlos Saldanha
O filme de animação da semana é a sequela do muito bem-sucedido Rio (2011). As araras Blu e Jóia vivem tranquilamente com os seus três filhos no Rio de Janeiro, mas Jóia teme que as suas crias cresçam sem a noção de que são animais selvagens e não domésticos. Assim, decide que todos viajam para a floresta amazónica, para que possam conhecer as suas raízes. Blu também terá um novo desafio: reconquistar a sua amada e os seus filhos antes que estes o decidam trocar por este novo modo de vida. Tudo se descontrola mais ainda quando reencontra Nigel, o vingativo cacatua-de-crista-amarela, e o sogro. A versão original tem as vozes de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, will.i.am, Jamie Foxx, George Lopez, Tracy Morgan, Jemaine Clement, Leslie Mann, Rodrigo Santoro e Jake T. Austin.

A Imagem que Falta (2013), de Rithy Panh
Rithy Panh recria as atrocidade cometidas pelos Khmers Vermelhos no Cambodja, entre 1975 e 1979, um dos períodos mais negros e sangrentos da História do seu país natal. A obra foi nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Prémio do Júri na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes.

Glória (2013), de Sebastián Lelio
Glória (Paulina Garcia) tem 58 anos e é divorciada há mais de dez, mas está agora decidida a não se deixar abater pela solidão. Assim, diverte-se nas discotecas de Santiago, no Chile, até que, um dia, conhece Rodolfo, um antigo oficial da Marinha, com quem tem uma história de amor. Contudo, parece que o passado ainda está muito presente...

O Atentado (2012), de Ziad Doueiri
Amin Jaafari (Ali Suliman) é palestino e cirurgião num hospital de Tel Aviv, em Israel. Ele é competente e admirado pelos seus colegas, sendo um modelo de integração na sociedade israelita. Numa noite em que está de urgência no hospital, os seus pacientes são várias vítimas de um atentado suicida. Uma das vítimas mortais é Siham (Reymond Amsalem), a sua mulher, que, segundo a polícia, terá sido a responsável pela explosão. Para tentar compreender a mulher com quem viveu mas que afinal não conhecia verdadeiramente, ele decide deixar Tel Aviv e viajar até territórios palestinianos ocupados.

Sei Lá (2014), de Joaquim Leitão
Numa espécie de 'O Sexo e a Cidade' à portuguesa, as protagonistas são também quatro mulheres. Madalena (Leonor Seixas) é uma jornalista de 30 anos e namora com Ricardo, até que ele a troca por outra mulher. Desiludida com os homens, Madalena conta com a ajuda de Mariana (Patrícia Bull), Catarina (Gabriela Barros) e Luísa (Ana Rita Clara), as suas melhores amigas. Um dia, conhece Francisco (António Pedro Cerdeira), um homem que parece estar verdadeiramente interessado por ela, mas que Madalena tenta evitar o máximo que pode. A obra é a adaptação cinematográfica do romance homónimo de Margarida Rebelo Pinto.