Estreias da semana - 3 de Outubro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • Jogo de Risco
  • Rush - Duelo de Rivais
  • Reino Animal
  • Isto é o Fim!
  • Hanna Arendt
  • Eu e Tu
  • A Parte dos Anjos
  • Interior. Leather Bar.
  • Além da Estrada
  • Ao Som de um Outro Amor
  • Parque Jurássico 3D
Jogo de Risco (2013), de Brad Furman (Cliente de Risco, 2011)
Richie Furst (Justin Timberlake) é um estudante da Universidade de Princeton que perdeu todo o dinheiro que tinha para as propinas ao jogar póquer na internet. Contudo, percebe que foi vigarizado e viaja até à Costa Rica, onde a página está registada, tendo como objectivo confrontar o responsável pelo sucedido. Só que acaba por tornar-se na mão direita de Ivan Block (Ben Affleck), o corrupto proprietário da página, com quem inicia uma perigosa parceria, que comete inúmeras ilegalidades. Para poder sobreviver a esta encruzilhada, Richie apenas poderá contar com a ajuda de Rebecca Shafran (Gemma Arterton) e um agente do FBI. Este thriller é baseado em factos reais e tem argumento de Brian Koppelman e David Levien.

Rush - Duelo de Rivais (2013), de Ron Howard (Apollo 13, 1995; Uma Mente Brilhante, 2001; O Código Da Vinci, 2006)
Este filme biográfico passa-se em 1976, contando a história de duas estrelas da Fórmula 1: o inglês James Hunt (Chris Hemsworth), da McLaren, e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl), que representava a Ferrari. A obra narra a temporada de Fórmula 1 de 1976 (de 25 de Janeiro a 24 de Outubro) e a rivalidade, dentro e fora da pista, destes dois homens, que quase colocou em risco as suas vidas.

Reino Animal (2010), de David Michôd
A obra passa-se em Melbourne, Austrália, tendo como palco o submundo do crime, mostrando os delinquentes e uma polícia, também ela, perigosa. No meio desta batalha, existe a família Cody, composta por Janine 'Smurf' (Jackie Weaver) - a matriarca da família, Pope (Ben Mendelsohn), Craig (Sullivan Stapleton), Barry (Joel Edgerton) e Joshua 'J' (James Frecheville), o mais novo e ingénuo, que acaba por envolver-se naquele mundo de forma irreversível. Nathan Leckie (Guy Pearce) é um detective de homicídios que não vai desistir até fazer justiça e prender alguns elementos da família Cody. Esta é a primeira longa-metragem de David Michôd e venceu o galardão de Melhor Filme no Festival de Sundance. Jackie Weaver também foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu desempenho neste filme.

Isto é o Fim! (2013), de Evan Goldberg e Seth Rogen
Numa comédia atípica e diferente, as estrelas aparecem numa versão ficcionada de si mesmas. Em Los Angeles, Jonah Jill, Seth Rogen, Jay Baruchel, Craig Robinson e Danny McBride participam numa festa no apartamento de James Franco. Até que se apercebem que aconteceu um apocalipse, iniciando assim um plano de sobrevivência, para que possam manter-se vivos até que chegue alguém para salvá-los. A obra conta ainda no elenco com nomes como Channing Tatum, Emma Watson, Jason Segel, Rihanna, Michael Cera e Paul Rudd.

Hanna Arendt (2012), de Margarethe von Trotta
Este é o retrato da filósofa e jornalista judia Hanna Arendt (Barbara Sukowa), que após assistir ao julgamento do nazi Adolf Eichmann, escreve sobre o Holocausto. O seu trabalho recebeu duras críticas, mas Arendt manteve-se fiel às suas convicções.

Eu e Tu (2012), de Bernardo Bertolucci (O Último Tango em Paris, 1972; O Último Imperador, 1987; Beleza Roubada, 1996)
Lorenzo (Jacopo Elm Antinori), de 14 anos, é um jovem tímido e anti-social, ambicionando viver só, sem ruídos ou conflitos. Durante uma semana de férias, diz aos pais que vai esquiar com um grupo de amigos, mas esconde-se na cave da sua casa. Até que conhece Olivia (Tea Falco), uma prima afastada, que chega inesperadamente. Ela torna-se na sua melhor amiga e confidente, mudando o modo como ele vê a vida... O filme é baseado na obra homónima escrita, em 2010, pelo italiano Niccolò Ammaniti. 

A Parte dos Anjos (2012), de Ken Loach
Robbie (Paul Brannigan) é um jovem que tem um passado de delinquência, que escapa por pouco à prisão. Tudo muda quando está prestes a ser pai, decidindo, assim, mudar de vida. Um dia, enquanto visita uma destilaria de whisky, tem uma ideia inovadora, descobrindo que tem um talento: consegue identificar as melhores e mais caras colheitas. Mas será que Robbie conseguirá agarrar mesmo esta segunda oportunidade?

Interior. Leather Bar. (2013), de James Franco e Travis Mathews
Este documentário é a reconstituição dos 40 minutos cortados ao filme A Caça (1980), para que este não fosse qualificado como pornográfico. A história desse filme é sobre Steve Burns (Al Pacino), um detective nova-iorquino que conhece a subcultura homossexual ligada ao sadomasoquismo, com o objectivo de investigar os crimes de um assassino em série. Em Interior. Leather Bar., participam Val Lauren, Christian Patrick e Brender Gregor, entre outros. Em complemento, será exibida a curta-metragem Mahjong, realizada por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Além da Estrada (2010), de Charly Braun
Este road movie tem como protagonista Santiago (Esteban Feune de Colombi), um jovem argentino que chega a Montevideu, Uruguai, e que pretende resolver algumas questões relacionadas com a herança dos seus pais, que morreram recentemente num trágico acidente de automóvel. Entretanto, dá boleia a Juliette (Jill Mulleady), uma jovem belga que viaja em busca de um amigo numa comunidade neo-hippie.

Ao Som de um Outro Amor (2012), de Ry Russo-Young
Martine (Oliva Thirlby), de 23 anos, chegou a Silver Lake, Los Angeles, tendo como objectivo terminar o seu filme e ficando, para isso, na casa de Julie e Peter (Rosemarie DeWitt e John Krasinski), enquanto dura a rodagem. Só que Martine acaba por alterar o equilíbrio da família, originando alguns desentendimentos, elevando o poder que o desejo poderá ter sobre cada um deles.

Parque Jurássico 3D (1993), de Steven Spielberg
O famoso filme Parque Jurássico volta ao grande ecrã, agora também numa nova experiência: a tecnologia IMAX 3D. A obra conta a história de criaturas que tinham sido clonadas, graças ao milionário John Hammond (Richard Attenborough), que pretendia oferecer aos visitantes a possibilidade de contactar com esses animais. Só que o sistema de segurança falha, iniciando-se, assim, uma aventura surpreendente. Participam também no filme Samuel L. Jackson, Laura Dern, Jeff Goldblum, Sam Neill e Bob Peck.