Estreias da Semana - 1 e 2 de Maio de 2013


Aproveitando o feriado de 1 de Maio, as estreias desta semana repartem-se entre quarta (dia 1) e a habitual quinta-feira. A um total de seis longas-metragens, há a acrescentar a estreia de três curtas portuguesas, que terão direito a exibição exclusiva num cinema lisboeta. Para esta quarta-feira, está reservada a estreia de um drama francês, O Capital, que aborda o meio financeiro por onde se movem as grandes instituições bancárias mundiais; e de um remake de terror, A Noite dos Mortos-Vivos.

Na quinta-feira, dois filmes um pouco mais ligeiros: Um Pedacinho do Paraíso, um drama romântico com Kate Hudson e Gael García Bernal nos principais papéis, e O Grande Dia, uma comédia com Robert De Niro e Diane Keaton em grande destaque. Para completar a lista de estreias da semana, um filme "recheado" de caras conhecidas do mundo da Disney num ambiente nada relacionado com princesas e fantasias: Vanessa Hudgens e Selena Gómez juntam-se a James Franco num drama criminal, Viagem de Finalistas. Por fim, o thriller de acção Fogo Contra Fogo, com várias caras conhecidas no elenco a prometer levar muitos espectadores às salas.

Filmes em estreia:
O Capital (2012), de Costa-Gavras (Golpe a Golpe, 2005; Paraíso a Oeste, 2009)
A obra tem como palco o ambiente da Banca, seguindo a ascensão de Marc Tourneuil (Gad Elmaleh), um empresário capaz de tudo para chegar à liderança de um dos mais importantes bancos europeus. O drama aborda as origens e as possíveis consequências da crise económica.

A Noite dos Mortos-Vivos (2013), de Fede Alvarez
Este filme é um remake de uma das obras de terror mais conhecidas, da autoria de Sam Raimi, de 1981 (Raimi faz parte da equipa de produtores do remake). A história é sobre cinco amigos que passam alguns dias numa cabana isolada, acabando por descobrir uma passagem secreta para uma câmara subterrânea, no qual têm acesso a um livro com escritos enigmáticos e vários animais empalados. Entretanto, um deles recita o que parece ser uma oração sem sentido, despertando espíritos malignos, que começam a atormentar os jovens.

Um Pedacinho do Paraíso (2011), de Nicole Kassell (O Condenado, 2004)
Marley (Kate Hudson) é uma jovem que nunca quis relações sérias. Um dia, é-lhe diagnosticado um cancro no colo do útero em fase terminal. Perante a situação, decide aproveitar o tempo que lhe resta da maneira mais intensa possível, ligando-se emocionalmente ao seu ginecologista, Dr. Julian Goldstein (Gael García Bernal), que se apaixona por ela. Ainda no elenco, Kathy Bates, Whoopi Goldberg, Peter Dinklage e Lucy Punch, entre outros.

Sinais de Serenidade Por Coisas Sem Sentido + As Ondas + Solo (curtas-metragens)
Um conjunto de três curtas-metragens apresentadas pelo Som e Fúria. Sinais de Serenidade por Coisas Sem Sentido é de Sandro Aguilar, As Ondas de Miguel Fonseca e Solo de Mariana Gaivão. A exibição destas obras, todas de origem portuguesa, é um exclusivo CinemaCity Classic Alvalade, em Lisboa.

O Grande Dia (2013), de Justin Jackham (Nunca é Tarde Demais, 2007)
Mais um remake nas estreias desta semana. Desta vez, da comédia Mon Frère se Marie (2006), da autoria de Jean-Stéphane Bron. A história segue Don (Robert De Niro) e Ellie (Diane Keaton), que decidiram divorciar-se, até que Jared (Topher Grace), o filho adoptivo de ambos, decide casar e convida a sua mãe biológica. Don e Ellie resolvem então manter as aparências, de modo a que a mãe biológica pense que eles foram a escolha acertada para cuidar do seu filho. Participam também na obra Amanda Seyfried, Katherine Heigl, Susan Sarandon, Robin Williams, entre outros.


Viagem de Finalistas (2012), de Harmony Korine (Gummo, 1997)
Brit (Ashley Benson), Candy (Vanessa Hudgens), Cotty (Rachel Korine) e Faith (Selena Gomez) são estudantes do ensino secundário e resolvem assaltar um pequeno restaurante da zona para poderem financiar a viagem de finalistas. Depois de conseguirem arrecadar o dinheiro suficiente, viajam para Miami e acabam por ser apanhadas pela polícia e apresentadas a um juiz, após uma grande noite de farra. Entretanto, descobrem que quem pagou a sua fiança foi Alien (James Franco), um criminoso local, que as inicia numa vida de crime e droga. O filme esteve em competição na 69.ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

Fogo Contra Fogo (2012), de David Barrett
O thriller conta a história do bombeiro Jeremy Coleman (Josh Duhamel), que presencia um crime brutal numa loja de conveniência, sendo convencido pelo detective Mike Cella (Bruce Willis) a depor contra Neil Hagan (Vincent D'Onofrio), o autor do crime. Jeremy acaba por ser ameaçado e colocado sob o programa de protecção de testemunhas, sendo obrigado a mudar-se para Nova Orleães e assumir uma nova identidade. Entretanto, Hagan é posto de novo em liberdade, devido a um erro judicial, procurando agora vingar-se do homem que o denunciou. Participam também no filme Rosario Dawson, 50 Cent e Vinnie Jones.