Óscares 2014 - Melhor Guarda-Roupa (Nomeados)

Nomeados:
  • Golpada Americana (crítica aqui)
  • O Grande Mestre
  • O Grande Gatsby 
  • The Invisible Woman
  • 12 Anos Escravo (crítica aqui)
Golpada Americana - Michael Wilkinson
Michael Wilkinson está nomeado pela primeira vez, tendo trabalhado em filmes como Garden State (2004, crítica aqui), 300 (2006), A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2 (2012, crítica aqui) e Homem de Aço (2013). Para a recriação da moda da década de 1970, Wilkinson teve acesso ilimitado aos arquivos Halston, sendo que o guarda-roupa acaba por ser também um dos aspectos mais marcantes da própria obra. Golpada Americana está nomeado para 10 Óscares.

Michael Wilkinson junto de algum do guarda-roupa de Golpada Americana. Foto: stylelist.com.

O Grande Mestre - William Chang Suk Ping
William Chang Suk Ping, que costuma trabalhar com Kar Wai Wong (realizador de O Grande Mestre) recebe a sua primeira indicação a um Óscar, num currículo em que figuram Disponível para Amar (2000) e As Flores da Guerra (2011). O filme de Kar Wai Wong é uma obra que passa por quatro décadas, na China, o que obriga a diversas variações no guarda-roupa. O Grande Mestre concorre a 2 Óscares.

Imagem de O Grande Mestre. Foto: silverscreenmodes.com.

O Grande Gatsby - Catherine Martin
Esta é a 6.ª nomeação a um Óscar para Catherine Martin, sendo que está também nomeada na categoria de Direcção Artística por O Grande Gatsby. Em 2002, venceu 2 Óscares pelo seu trabalho em Moulin Rouge!, nas categorias de Melhor Guarda-Roupa e Melhor Direcção Artística. As outras nomeações deveram-se ao seu trabalho em Romeu + Julieta (1996) e Austrália (2008). Martin recriou o guarda-roupa da década de 1920, muito característica e única, que fascina pelo seu detalhe e exuberância. O Grande Gatsby tem um total de 2 nomeações.

Parte do guarda-roupa de O Grande Gatsby. Foto: blog.stylesight.com.

The Invisible Woman - Michael O'Connor
Michael O'Connor não é um estreante nos Óscares, recebendo agora a sua 3.ª nomeação, após Jane Eyre (2011) e A Duquesa (2008, crítica aqui), pelo qual levou mesmo a estatueta dourada para casa. The Invisible Woman é um filme de época que retrata a história de Charles Dickens, em pleno século XIX, mostrando assim corpetes e vestidos longos e muito trabalhados. Esta é a única nomeação para The Invisible Woman.

Imagem do filme The Invisible Woman. Foto: studiosystemnews.com.

12 Anos Escravo - Patricia Norris
Patricia Norris contabiliza agora 6 nomeações aos Óscares, mas ainda não recebeu nenhuma estatueta. As indicações foram pelos seus trabalhos em Dias do Paraíso (1978), O Homem Elefante (1980), Victor/Victoria (1982), 2010 - O Ano do Contacto (1984) e Hollywood 1929 (1988). Em 12 Anos Escravo, o desafio foi retratar o guarda-roupa do século XIX, revelando também a dicotomia entre ricos e pobres, algo absolutamente notório nas vestimentas das personagens. 12 Anos Escravo está na corrida a 9 Óscares.

Imagem de Lupita Nyong'o em 12 Anos Escravo. Foto: nymag.com.