Óscares 2014 - Melhor Documentário (Nomeados)

Imagem de 20 Feet From Stardom, um dos filmes nomeados nesta categoria. Foto: Empire. 
Nomeados:
  • The Act of Killing 
  • Cutie and the Boxer 
  • Dirty Wars 
  • The Square
  • 20 Feet from Stardom 
The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer e Signe Byrge Sørensen
Rodado na Indonésia, este documentário dá relevo aos sobreviventes do massacre anti-comunista de 1965-1966. A obra mostra um governo que idolatra como heróis os homens que foram temerosos assustadores. Esta é a primeira nomeação para Joshua Oppenheimer.


Cutie and the Boxer, de Zachary Heinzerling e Lydia Dean Pilcher
Um documentário sobre arte e o casamento de 40 anos de Ushio e Noriko Shinohara, que deixou de lado a sua carreira para se dedicar ao seu marido. Agora, os papéis inverteram-se. A obra venceu o prémio do Festival de Sundance para Melhor Realizador, atribuído a Zachary Heinzerling, que recebe a sua primeira indicação para um prémio da Academia norte-americana.


Dirty Wars, de Rick Rowley
O jornalista de investigação Jeremy Scahill vê-se numa jornada inesperada quando vai descobrindo a verdade oculta das guerras em que os EUA estão envolvidos. A sua viagem passa por Afeganistão, Iémen e Somália. A obra é baseada no livro "Dirty Wars: The World Is a Battlefield", escrito por Jeremy Scahill. Rick Rowley tem a sua primeira nomeação a um Óscar, sendo que a sua carreira tem vários documentários de teor bélico.


The Square, de Jehane Noujaim
Este é um retrato da Revolução no Egipto em 2011, desde quando começou, na Praça Tahrir. O filme foi lançado na plataforma Netflix, sendo a primeira vez que algum filme transmitido pela Netflix tem uma nomeação para um Óscar. É ainda a primeira indicação para uma estatueta para a documentarista Jehane Noujaim.


20 Feet from Stardom, de Morgan Neville
Neste documentário, dá-se voz - literalmente - aos cantores de coro, que ficam sempre na sombra, até agora. Morgan Neville está nomeado pela primeira vez para uma estatueta dourada.