Óscares 2014 - Melhor Actor Secundário (Nomeados)


Entre actores inexperientes e outros com bastantes filmes no currículo, a competição é grande na categoria de Melhor Actor Secundário. Os géneros são também variados, distinguido-se entre a comédia ardilosa ou o drama puro e duro. Jared Leto tem sido apontado como o vencedor mais provável, mas não é, todavia, unânime. Já no ano passado, o vencedor foi Christoph Waltz, por Django Libertado (2012, crítica aqui).

Nomeados:
Barkhad Abdi por Capitão Phillips (crítica aqui)
A história de Barkhad Abdi é surpreendente e uma mostra de grande perseverança. Abdi é somali (tal como a personagem que interpreta em Capitão Phillips) e criado no Iémen. Mudou-se com a família para os EUA quando tinha 14 anos. Já adulto, trabalhou como DJ e motorista. Não tinha qualquer experiência como actor ou aspirações a tal quando foi a uma audição para Capitão Phillips. Foi escolhido e o resto já se sabe: público e crítica renderam-se ao seu talento inato. Esta é a única obra em que o actor participa mas rende-lhe já a sua nomeação a um Óscar e o prémio BAFTA para Melhor Actor Secundário. Capitão Phillips está nomeado para 6 estatuetas douradas.

Barkhad Abdi em Capitão Phillips. Foto: insidemovies.ew.com.

Bradley Cooper por Golpada Americana (crítica aqui)
Conhecido no passado por papéis mais superficiais, Bradley Cooper tem investido, nos últimos anos, num rumo mais sério e maduro na sua carreira. E é assim que consegue a 2.ª nomeação para um troféu da Academia norte-americana dois anos seguidos. O anterior foi na categoria de Melhor Actor por Guia para um Final Feliz (2012, crítica aqui). Agora, na pele de um agente do FBI empenhado (e com uma especial preocupação pelos seus preciosos caracóis), Cooper consegue mais uma nomeação, além de indicações noutros prémios, como nos Globos de Ouro ou BAFTA. Golpada Americana tem um total de 10 nomeações.

Bradley Cooper em Golpada Americana. Foto: thepeoplesmovies.com.

Michael Fassbender por 12 Anos Escravo (crítica aqui)
Antes desconhecido do grande público, o actor alemão Michael Fassbender é agora cada vez mais reconhecido, tanto pelo público, como na crítica, sendo um dos actores mais requisitados do momento em Hollywood. Esta é a primeira nomeação que recebe para um Óscar, mas tem um currículo já recheado de filmes marcantes, tais como Sacanas Sem Lei (2009), Jane Eyre (2011), X-Men: O Início (2011, crítica aqui), Vergonha (2011), Prometheus (2012) e O Conselheiro (2013, crítica aqui). 12 Anos Escravo concorre a 9 Óscares.

Michael Fassbender em 12 Anos Escravo. Foto: moviepilot.com.

Jonah Hill por O Lobo de Wall Street
O actor norte-americano tem sido uma revelação no Cinema, ganhando cada vez maior relevância. Na sua carreira prevalecem as comédias, mas não só. Foi, aliás, por um papel dramático que conseguiu a primeira nomeação para um Óscar, na categoria de Melhor Actor Secundário, em Moneyball - Jogada de Risco (2011). Tal revelou-se uma agradável surpresa, até porque o actor não seria a primeira escolha, mas Demetri Martin. Agora, segundo as orientações de Martin Scorsese, Hill volta a estar nomeado na mesma categoria. O Lobo de Wall Street está na corrida por 5 Óscares.

Jonah Hill em O Lobo de Wall Street. Foto: businessinsider.com.

Jared Leto por O Clube de Dallas (crítica aqui)
O actor e cantor norte-americano (é vocalista da banda "30 Seconds to Mars") tem uma transformação radical em O Clube de Dallas, tendo um dos papéis mais importantes na obra. Jared Leto participou em vários filmes relevantes, tais como Clube de Combate (1999), A Vida não é um Sonho (2000), O Senhor da Guerra (2005) e Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon (2007). O actor recebe agora a sua primeira nomeação a um Óscar por O Clube de Dallas, que tem um total de 6 indicações.

Jared Leto com Jean-Marc Valée, realizador do filme O Clube de Dallas. Foto: hollywoodreporter.com.