Estreias da semana - 9 de Maio de 2013


São nove as possibilidades de escolha dentre os filmes que passam a estar em cartaz esta semana. O regresso de Lawrence da Arábia marca a continuação de uma estratégia que passa por incentivar o público a "voltar" aos cinemas com a reposição de grandes clássicos do cinema, embora vá estar presente apenas no Porto e em Lisboa.

Quanto aos filmes verdadeiramente em estreia, o destaque recairá, provavelmente, em A Essência do Amor, o novo filme de Terrence Malick. Esta semana, há também três filmes de produção portuguesa: Além de Ti, Photo e Beat Girl, este último uma produção conjunta com britânicos e irlandeses.

Esta semana fica também marcada pela estreia de Renoir, filme que retrata os últimos anos de vida do pintor impressionista homónimo, Pierre-Auguste Renoir, de nacionalidade francesa, e a relação que mantinha com a sua musa, Andrée Heuschling. A esta produção francesa, juntam-se outras duas de origem europeia: Só Precisamos de Amor, uma comédia romântica, e Incompatíveis e Não Só....

Assalto à Casa Branca é o outro título em estreia, marcando o rápido regresso de Morgan Freeman aos ecrãs nacionais, já que Esquecido (2013), um dos maiores sucessos de bilheteira deste ano em Portugal, ainda está em exibição um pouco por todo o país. Um thriller de acção com Gerard Butler a ter a missão de proteger o Presidente dos EUA (Aaron Eckhart).

Filmes em estreia de 2013:
A Essência do Amor (2012), de Terrence Malick (A Barreira Invisível, 1998; A Árvore da Vida, 2011)
O novo filme de Terrence Malick após o sucesso aclamado de A Árvore da Vida. Este drama romântico é centrado em Neil (Ben Affleck), que está dividido entre duas paixões: Marina (Olga Kurylenko), que viajou para os EUA só para estar com ele, e Jane (Rachel McAdams), uma antiga paixão. Pelo meio, há também ainda espaço para Quintana (Javier Bardem), um padre católico com algumas dúvidas.


Assalto à Casa Branca (2013), de Antoine Fuqua (Rei Artur, 2004)
Após um ataque à Casa Branca, um grupo de extremistas consegue apoderar-se do edifício e prender o Presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e a sua equipa num bunker subterrâneo. Mike Banning (Gerard Butler), um ex-agente dos serviços secretos da guarda do presidente fica também preso involuntariamente no edifício e passa a lutar para proteger o Presidente, tornando-se essencial para a equipa de segurança nacional, liderada por Allan Trumbull (Morgan Freeman).


Beat Girl (2013), de Mairtín de Barra
Heather (Louise Dylan) é filha de uma pianista conceituada e sempre sonhou seguir os passos da mãe. Mas, quando a mãe morre, a vida da jovem acaba por mudar. Acaba por conhecer Toby (Craig Daniel Adams), dono de uma loja de discos, onde Heather passa a conhecer o mundo da música electrónica, passando a querer tornar-se DJ.


Incompatíveis e Não Só... (2012), de David Charnon
Numa manhã, é encontrada sem vida Eponine Chaligny, mulher do primeiro Presidente da França, Jean-Eric Chaligny. Nessa mesma manhã, duas vidas opostas irão cruzar-se: Ousmane Diakite (Omar Sy), polícia da secção financeira de Bobigny, e François Monge (Laurent Lafitte), o director da esquadra criminal de Paris. Os dois são obrigados a trabalhar em equipa para solucionar o caso, o que pode originar muitos momentos hilariantes.


Lawrence da Arábia (1962), de David Lean
Esta é mais obra restaurada que regressa às salas portuguesas. O filme épico é baseado na auto-biografia de T.E. Lawrence, "The Seven Pillars of Wisdom". Lawrence (Peter O'Toole) é um militar britânico na I Guerra Mundial, encarregado pelo seu governo de tentar unificar as tribos árabes que vivem na zona que hoje é conhecida como Arábia Saudita. O filme foi nomeado para 10 Óscares e conseguiu vencer 7, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.


Photo (2012), de Carlos Saboga
Após a morte trágica da mãe, Elisa (Anna Mouglalis) descobre que o homem que a criou como uma filha não é o seu verdadeiro pai. Agora, tenta encontrar algumas respostas nas fotos deixadas pela progenitora. Assim, deixa Paris e ruma até Lisboa, tentando descobrir o seu próprio passado. A obra é produzida por Paulo Branco e conta no elenco com Rui Morrison, Simão Cayatte, Marisa Paredes, John Leyesen e Ana Padrão, entre outros.


Renoir (2012), de Gilles Bourdos
O drama passa-se em Côte d'Azur, França, em 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) vive atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e as preocupações com o seu filho Jean (Vincent Rottiers), ferido na I Guerra Mundial. Entretanto, surge na sua vida Andrée (Christa Theret), uma bela jovem que passará a ser a sua musa, renovando a sua energia, até que regressa Jean, que também se renderá aos encantos de Andrée.


Só Precisamos de Amor (2012), de Susanne Bier
Ida (Trine Dyrholm) apanha o seu marido na cama com uma colega de trabalho e decide viajar sozinha para Sorrento, em Itália, onde vai realizar-se o casamento da filha. Mas, no caminho, tem um pequeno acidente de carro e conhece Philip (Pierce Brosnan), o pai do noivo, causando uma primeira má-impressão, a que se sucedem uma série de mal entendidos.
Além de Ti (2013), de João Marco
Tomás (Mário Spencer) e Sofia (Sofia Reis) estão casados há cinco anos. Ele tem o sonho de ser artista plástico, começando a ganhar força para lutar pelo seu sonho com a ajuda de Raul (Nuno Faísca), o seu melhor amigo. Até que Tomás entra numa crise emocional que o afasta de Sofia, que, por seu lado, começa a perder a sua lucidez e isola-se, perdendo o controlo da sua própria vida.