Estreias da Semana - 25 de Abril de 2013


São oito os filmes que passam a estar esta semana nas salas nacionais. Não, filme chileno que esteve nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013, apenas estreia na sexta-feira, ao contrário dos restantes, que irão estar em exibição já a partir de amanhã, 25 de Abril. Homem de Ferro 3 encabeça todo o cartaz desta semana, tendo o potencial para ser um dos blockbusters do ano. Danny Boyle regressa à realização de filmes com Transe, um thriller protagonizado por James McAvoy. Já Gerard Butler, acompanhado por um rol de estrelas, é a principal cara de Fintar o Amor. Destaque também para os dois filmes portugueses em estreia esta semana: o thriller O Frágil Som do Meu Motor e o novo filme de João Canijo, É o Amor.

Filmes em exibição a partir de 25 de Abril de 2013:
Homem de Ferro 3 (2013), de Shane Black (Kiss Kiss Bang Bang, 2005)
O terceiro título da saga iniciada em 2008 e continuada em 2010 é a grande estreia da semana. O filme, que volta a ser protagonizado por Robert Downey Jr., traz duas novidades importantes em relação aos dois primeiros: a estória, desta vez, deverá centrar-se mais na luta pessoal do Homem de Ferro, Tony Stark, com o vilão do filme, Mandarim, interpretado por Ben Kingsley; e um novo realizador. Jon Favreau, que já havia participado nos dois anteriores filmes como actor e realizador, deixa a cadeira da realização, passando a integrar apenas o elenco, dando lugar a Shane Black, responsável pelo filme de 2005, Kiss Kiss Bang Bang.


Gladiadores (2012), de Iginio Straffi (Winx - O Segredo do Reino Perdido, 2007)
É o único filme de animação em estreia esta semana. Com um orçamento estimado em 40 milhões de dólares, esta produção italiana apresenta a um público mais infanto-juvenil uma estória bem-humorada passada na Roma Antiga, com os bem conhecidos Gladiadores em destaque. Na versão portuguesa, nomes de relevo da televisão portuguesa como João Manzarra ou Joana Ribeiro dão voz a algumas das personagens deste filme.

Transe (2013), de Danny Boyle (Quem Quer Ser Bilionário, 2008; Trainspotting, 1996)
O realizador britânico Danny Boyle regressa aos filmes depois de 127 Horas (2010), filme nomeado para seis Óscares em 2011, e da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Neste thriller protagonizado por James McAvoy (Simon), do qual o Metragens já havia dado conta do trailer, conta-se a estória de um leiloeiro de arte que se junta a um grupo de criminosos para um roubo de uma obra de arte valiosíssima. Tendo sofrido uma pancada na cabeça durante o assalto, quando acorda apercebe-se de que não tem memória de onde deixou a obra. Para resolver este imbróglio, o líder do grupo de assaltantes, Franck (Vincent Cassell), resolve contratar uma hipnoterapeuta, Elizabeth (Rosario Dawson), para tentar explorar informações na mente de Simon. A partir daí, a acção começa, desenvolvendo-se um thriller psicológico intrigante.

É o Amor (2013), de João Canijo (Sangue do Meu Sangue, 2011)
É um dos dois filmes portugueses em estreia esta semana. É o Amor mostra o dia-a-dia das Caxinas, zona piscatória de Vila do Conde, com o centro das atenções a ser a relação entre os pescadores e as suas mulheres. Um filme sobre o amor, no qual João Canijo acompanha um grupo de mulheres, tornando a actriz Anabela Moreira uma delas na demonstração da confiança e de uma certa dependência recíprocas da mulher e do "seu" pescador.

Fintar o Amor (2012), de Gabriele Muccino (Em Busca da Felicidade, 2006; Sete Vidas, 2008)
Dos Estados Unidos da América chega-nos esta semana às salas uma comédia romântica recheada de grandes nomes: Gerard Butler, Jessica Biel, Dennis Quaid, Uma Thurman e Catherine Zeta-Jones. George (Gerard Butler) é um ex-jogador profissional de futebol (na estória representou os escoceses do Celtic) que, para lá de uma carreira bem sucedida, vive com a dificuldade das incertezas profissionais e amorosas. Quando tenta recuperar um amor perdido, é sucessivamente seduzido por várias propostas, tanto profissionais como de relacionamentos.

O Frágil Som do Meu Motor (2012), de Leonardo António
Este filme marca a estreia na realização de longas-metragens por parte do português Leonardo António. Um thriller impactante que conta, paralelamente, a estória de uma enfermeira, Gabriela, ferida pelas chagas de um amor frio e distante, que acaba por procurar conforto num outro romance, que se revela misterioso, e a da investigação de um caso de homicídios em série. Processo esse que, de algum modo, acaba por incluir Gabriela no seu desenrolar e no desvendar do mistério. Albano Jerónimo, Rui Luís Brás e Peter Michael são alguns dos actores que fazem parte deste filme.


A Rapariga de Parte Nenhuma (2012), de Jean-Claude Brisseau
Este drama francês relata a estória de Michel e Dora. Ele é um professor de matemática reformado, que vive sozinho desde que enviuvou e leva, agora, a vida a escrever um ensaio sobre as crenças que moldam a vida quotidiana. Ela é uma jovem sem-abrigo que Michel acaba por acolher em sua casa. A vida de Michel acaba por ter um outro vigor, mas, com o passar do tempo, a casa vai-se tornando palco de fenómenos misteriosos.

Não (2012), de Pablo Larraín
Ao contrário dos restantes filmes, Não tem estreia marcada para esta sexta-feira, dia 26 de Abril. De produção chilena, este filme esteve nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira este ano, tendo perdido a estatueta para Amor (2012; crítica aqui). Gael García Bernal encabeça o contar de uma história verídica, passada em 1988, em plena ditadura de Pinochet, no Chile. Devido às pressões internacionais, o ditador é forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência, colocando a questão, ao povo chileno, de "sim" ou "não", sobre se querem que continue a governar por mais oito anos. Os líderes da oposição convencem, então, um jovem publicitário, René Saavedra (Bernal) a liderar e produzir a campanha do "não".