Estreias da Semana - 11 de Abril de 2013


Esta semana, em estreia em Portugal, estará uma série de filmes com menor variedade no género do que é usual. Dos sete filmes em exibição a partir desta quinta-feira, 11 de Abril, a larga maioria baseia-se nos géneros de drama, thriller e acção, restando ao quinto título da "saga" Scary Movie o lugar de destaque no que às comédias diz respeito. Esquecido, com Tom Cruise e Morgan Freeman no elenco, talvez seja o título mais sonante desta semana.

Filmes em estreia a 11 de Abril de 2013:
Esquecido (2013), de Joseph Kosinski (TRON: O Legado, 2010)
A história passa-se em 2073, quando o planeta Terra está destruído após ter sofrido um ataque alienígena, obrigando à evacuação de toda a população. Jack Harper (Tom Cruise) é um dos últimos reparadores de "drones", tendo agora de terminar uma missão: extrair os últimos recursos vitais do planeta. Tudo muda quando salva Julia (Olga Kurylenko) e encontra Malcolm Beech (Morgan Freeman), um sobrevivente ao ataque dos extraterrestres. 



Regra de Silêncio (2012), de Robert Redford
O thriller político conta a história de Jim Grant (Robert Redford), um advogado que vive com a sua filha em Albany, Nova Iorque. A sua vida pacata muda quando conhece o jovem jornalista Ben Shepard (Shia LaBeouf), que expõe a sua verdadeira e secreta identidade: Nick Sloan, ex-membro de um grupo radical anti-guerra, que ainda é procurado por um homicídio cometido na década de 1970. Grant torna-se, assim, perseguido a nível nacional, tendo de fugir, mas também procurar a única pessoa que pode ilibá-lo, dizendo a verdade. O elenco conta com Susan Sarandon, Chris Cooper, Nick Nolte, Julie Christie, Sam Elliott, Brendan Gleeson, Stanley Tucci, Terrence Howard e Anna Kendrick.


A Melhor Oferta (2013), de Giuseppe Tornatore (Cinema Paraíso, 1988)
Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um famoso e rico coleccionador de arte, obcecado com o corpo feminino. Nunca conseguiu ter uma relação amorosa, mas toda a sua vida muda quando recebe um telefonema de uma jovem chamada Claire (Sylvia Hoeks), que o convida para ir até à sua mansão, de modo a avaliar a sua colecção de arte. 


Catch .44: Tiro Certeiro (2011), de Aaron Harvey (The Evil Woods, 2007)
Tes, Kara e Dawn realizam assaltos para o seu chefe, Mel. O seu próximo trabalho é em Las Vegas e parece simples. Contudo, nada corre como esperado e até a vida delas pode estar em risco. Este thriller conta no elenco com Bruce Willis, Forest Whitaker, Malin Akerman e Nikki Reed.


Cativos (2012), de Brillante Mendoza (Lola, 2009)
A narrativa, baseada em factos verídicos, passa-se num resort numa praia da ilha filipina de Palawan, onde 20 pessoas são raptadas pelo grupo separatista islâmico Abu Sayyaf (GAS). Entre o grupo de reféns, estão Therese Bourgoine (Isabelle Hupert), uma assistente social francesa, e a sua colega filipina Soledad (Rustica Carpio). Os reféns ficam cativos por mais de um ano, tentando sobreviver aos ataques frequentes do exército filipino. 


Fausto (2011), de Aleksandr Sokurov
O drama passa-se no séc. XIX e tem como protagonista Heinrich Faust (Johannes Zeiler), um filósofo e alquimista, que acaba por ser manipulado por Moneylender (Anton Adassinsky, no papel de Mefistófeles). Este é o último episódio da tetralogia sobre o poder realizada por Aleksandr Sokurov, após Molokh (1999), Taurus (2001) e Sol (2005).


Scary Movie 5: Um Mítico Susto de Filme (2013), de Malcolm D. Lee (Homens do Soul, 2008)
É o regresso da saga que é uma verdadeira paródia a filmes de terror, mas não só. Desta vez, a história é sobre o investigador de gorilas Dan (Simon Rex) e a bailarina Jody (Ashley Tisdale), um casal feliz que começa a ser atormentado com estranhos fenómenos, que coincidem com o nascimento do seu primeiro filho. Neste filme, a paródia chega até aos filmes Paranormal Activity - Actividade Paranormal (2007), Sinister - Entidade do Mal (2007), A Noite dos Mortos Vivos (2013), Mamã (2013), A Origem (2010) ou Cisne Negro (2010). O elenco está recheado de muitas caras conhecidas como Charlie Sheen, Lindsay Lohan, Snoop Dogg, Terry Crews, Jerry O'Connell, Kate Walsh, Heather Locklear, Mac Miller e Mike Tyson. A saga continua após Scary Movie - Um Susto de Filme (2000), Scary Movie 2 - Um Susto de Filme (2001), Scary Movie - Outro Susto de Filme (2003) e Scary Movie - Que Susto de Filme! (2006).