Oscars 2013 - Melhor Actriz Secundária: Anne Hathaway

Após sabermos quem são os vencedores dos Oscars 2013, podemos saber um pouco mais de quem venceu as desejadas estatuetas douradas. Começamos pela Melhor Actriz Secundária.

Anne Hathaway
(Os Miseráveis, crítica aqui)

Anne Hathaway é uma actriz norte-americana, que nasceu a 12 de Novembro de 1982, em Nova Iorque. Tornou-se soprano do Coro de Honra da All-Eastern U.S. High School, o que fez com que actuasse no prestigiado Carnegie Hall. Começou a sua carreira no cinema em 2001, sendo Mia Thermopolis, a protagonista de O Diário da Princesa. A actriz conseguiu o papel numa única audição, concorrendo juntamente com 500 raparigas. O filme viria a ser um sucesso comercial, arrecadando 165 milhões de dólares em todo o mundo, e uma boa aceitação por parte da crítica para com Hathaway, que partilhava a cena com a reconhecida actriz Julie Andrews. Nos anos seguintes, a actriz continuaria ligada aos filmes da Disney, tendo participado em Ella Encantada (2004) e O Diário da Princesa: Noivado Real (2004). Ainda em 2003, Hathaway não pôde aceitar o papel de protagonista em O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber (2004), por obrigações contratuais com a sequela do filme em que se estreou.

Anne Hathaway em O Diário da Princesa (2001). Foto: Out Now.

A partir daqui, a carreira da actriz começa a ganhar uma nova forma e Hathaway passa a interpretar papéis dramáticos, ganhando cada vez mais reconhecimento por parte da crítica e também do público. Assim, a actriz fez parte do elenco de Havoc - Jovens Sem Rumo (2005) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005), com um papel mais discreto, mas não indiferente à crítica. Seguiu-se O Diabo Veste Prada (2006), uma comédia que tem como palco o mundo da moda e no qual Hathaway interpreta uma assistente de uma poderosa editora de uma revista, desempenhada pela veterana Meryl Streep. Anne Hathaway entra depois num biopic, retratando a escritora inglesa Jane Austen em A Juventude de Jane (2007).

Anne Hathaway com Meryl Streep em O Diabo Veste Prada (2006). Foto: Out Now.

Cada vez mais reconhecida pelo seu cuidado no modo como se veste, a actriz torna-se, em Janeiro de 2008, uma das caras da Lancôme, apresentando a fragrância "Magnifique".


Em 2008, o seu primeiro filme é Get Smart - Olho Vivo, uma comédia com muita acção na qual divide o protagonismo com Steve Carell. É também nesse ano que Hathaway entra em mais um drama, O Casamento de Rachel, que lhe garantiria a primeira nomeação para um Oscar, na categoria de Melhor Actriz.

Anne Hathaway em O Casamento de Rachel (2008). Foto: Kinobank.org.

Em 2010, a actriz consegue um Emmy, por ter dado voz a Princess Penelope, num dos episódios dos desenhados animados Os Simpsons. Além disso, Hathaway também participou na série Family Guy. Tim Burton confia-lhe um dos papéis principais em Alice no País das Maravilhas (2010). Seguiu-se a comédia romântica O Amor é o Melhor Remédio (2010) com Jake Gyllenhaal. Juntamente com James Franco, Anne Hathaway apresentou a 83ª Gala dos Oscars da Academia, o que não se revelou um grande sucesso, já que ambos foram criticados pelos seus desempenhos. Em 2011, a actriz deu voz a Jewel, uma das personagens principais do filme de animação Rio. Ainda nesse ano, foi lançado o drama Um Dia, em que interpreta a protagonista. Já em 2012, Anne Hathaway deu vida a uma icónica personagem, Selina Kyle (Catwoman), em O Cavaleiro das Trevas Renasce.

Anne Hathaway como Selina Kyle em O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012). Foto: Beyond Hollywood.

Ainda nesse ano, a actriz interpretou Fantine, no musical Os Miseráveis, que lhe viria a dar o Oscar de Melhor Actriz Secundária, entre outras prémios, como BAFTA, Globo de Ouro, SAG Awards, entre outros. Foi Hugh Jackman que aconselhou a actriz para o papel, que teve de fazer várias audições para o garantir. Numa dessas audições, Hathaway deixou todos em lágrimas com a sua interpretação. Antes das gravações, a actriz precisou emagrecer imenso, recorrendo a uma dieta radical. Numa das cenas, é-lhe cortado o cabelo muito curto. A sua força dramática e a entrega ao papel renderam a aclamação por parte da crítica e do público.

Anne Hathaway em Os Miseráveis. Foto: Beyond Hollywood.

Segundo o IMDb, o próximo filme com a participação de Anne Hathaway será Don Jon's Addiction, com a realização de Joseph Gordon-Levitt. A actriz irá também voltar a dar voz a Jewel, em Rio 2.

Anne Hathaway com o seu Oscar. Foto: Yahoo! Movies.