Oscars 2013 - Melhor Realizador (Nomeados)

Entre estreantes e oscarizados, a categoria de Melhor Realizador nesta edição dos Oscars tem quase um vencedor definido, tendo em conta as previsões dos especialistas: Steven Spielberg. Contudo, não é possível fazer a comparação com outros prémios recentes, já que o vencedor tem sido, na maioria das vezes, Ben Affleck, por Argo, que não está nomeado nesta categoria (crítica aqui). Além disso, podemos destacar também a ausência de outros dois nomes de relevo: Kathryn Bigelow (00:30 A Hora Negra, crítica aqui) e Quentin Tarantino (Django Libertado, crítica aqui).

Nomeados:
Amor conta a história de um casal octogenário que enfrenta a doença degenerativa de Anne, com a ajuda impotente de George. O drama tem muitos planos fixos (longas cenas estáticas), o retrato prolongado dos dias do casal e com muitos silêncios (a música é quase inexistente na obra). Estas características fazem parte da imagem de marca do realizador ao longo da sua obra, bem como o uso de personagens chamadas George e Anne. Esta é a primeira nomeação para Michael Haneke na categoria de Melhor Realizador, apesar de também estar nomeado nesta edição na categoria de Melhor Argumento Original. Amor tem um total de 5 nomeações (crítica aqui).
Michael Haneke com os actores Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant nas gravações de Amor. Foto: Out Now.

Bestas do Sul Selvagem tem como protagonista uma pequena menina de 6 anos com um pai alcoólico, que juntos vivem numa pequena aldeia isolada do Louisiana. O filme tem uma realização oposta à de Amor, já que os planos fixos são uma raridade, optando-se por uma imagem em constante movimento. Zeitlin está também nomeado pela primeira vez nesta categoria, embora também tenha recebido outra nomeação nesta edição dos Oscars, para a categoria de Melhor Argumento Adaptado. Bestas do Sul Selvagem concorre a 4 nomeações (crítica aqui).
Behn Zeitlin nas gravações de Bestas do Sul Selvagem. Foto: Out Now.

A história fantástica de A Vida de Pi tem como mote um naufrágio e um sobrevivente do mesmo, que passou vários dias num barco sozinho... com um tigre. A realização inspirada e sonhadora de Ang Lee rendeu-lhe a quinta nomeação (está também nomeado como um dos responsáveis da obra para a categoria de Melhor Filme), após das nomeações por O Tigre e o Dragão (2000) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005), pelo qual ganhou a estatueta. A Vida de Pi está nomeado para 11 Oscars (crítica aqui).
Ang Lee nas gravações de A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.

Lincoln aborda os últimos meses de vida do décimo-sexto Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, com especial enfoque dado à aprovação da 13ª Emenda. O retrato desta altura é austero, com cenas longas e diálogos profundos, com grande primazia para os textos, reflectindo também uma moldura intimista. Steven Spielberg é o realizador da obra, que recebe agora a sua 15ª nomeação (também para Melhor Filme este ano), tendo vencido por três vezes ao longo da sua carreira, pelo seu trabalho em A Lista de Schindler (1993) (vencedor nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Filme) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). Além disso, Spielberg venceu também o prémio Irving G. Thalberg, em 1986, dedicado à sua carreira. Lincoln compete a 12 Oscars (crítica aqui).
Steven Spielberg. Foto: O Globo.

A comédia dramática Guia para um Final Feliz conta a história de Pat e Tiffany, dois jovens com alguns problemas psiquiátricos, mas que acabam por formar um par improvável. A realização da obra é pouco comum para o género de filmes, sendo mais cru e envolvente, menos superficial e com o recurso da imagem em movimento. David O. Russell foi quem realizou a obra, estando nomeado pela terceira vez (recebeu a nomeação também para Melhor Argumento Adaptado nesta edição dos Oscars), após The Fighter - Último Round (2010), na categoria de Melhor Realizador. Guia para um Final Feliz tem um total de 8 nomeações (crítica aqui).
David O. Russell. Foto: Los Angeles Times.