Oscars 2013 - Melhor Documentário (Nomeados)

Nomeados:
5 Broken Cameras
O documentário de 2011 conta a história de um agricultor palestiniano que tenta resistir de forma pacífica às investidas armadas israelitas. É a partir da visão de cinco câmaras que a narrativa vai sendo desenvolvida. Esta é a primeira nomeação para Emad Burnat e Guy Davidi.


The Gatekeepers
Israel volta a ser tema inspirador para um documentário. Desta vez, a obra mostra entrevistas com antigos membros da Shin Bet (agência de segurança israelita), que falam sobre como a sua participação nas políticas foram mudando a longa história de violência entre Israel e a Palestina. Dror Moreh, Philippa Kowarsky e Estelle Fialon são os responsáveis pelo documentário e têm agora a sua primeira nomeação para um Oscar.

How to Survive a Plague
Este documentário tem um contexto bem diferente, abordando a história de duas coligações, ACT UP e TAG (Treatment Action Group), que através do seu activismo e inovação, conseguiram alterar a condição da SIDA de uma morte certa para algo com que se possa viver. A obra é da autoria de David France e Howard Gertler, que recebem a sua primeira nomeação.


The Invisible War 
De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, é estimado que mais de 19300 membros do Exército norte-americano tenham sido alvo de agressões sexuais só em 2010. Contudo, apesar deste número, apenas 10% dos casos são julgados, deixando várias mulheres abandonadas ao silêncio e invisibilidade. É esta a história deste documentário, de Kirby Dick e Amy Ziering, que recebe a sua primeira nomeação. Já Kirby Dick foi nomeado anteriormente por Twist of Faith (2004).

Searching for sugar man
Aqui é contada a história de dois sul-africanos que partem à descoberta do que terá acontecido ao seu herói musical, um misterioso cantor de rock 'n' roll dos anos 70, Rodriguez. O documentário é da autoria de Simon Chinn e Malik Bendjelloul, que tem a primeira nomeação, enquanto Chinn já venceu o Oscar pelo documentário Homem no Arame (2008).