Oscars 2013 - Melhor Canção Original (Nomeados)

Eis os nomeados para o Oscar de Melhor Canção Original: 
  • "Skyfall", de Adele Adkins e Paul Epworth, em Skyfall
  • "Everybody Needs a Best Friend", de Walter Murphy e Seth MacFarlane em Ted 
  • "Pi’s Lullaby", de Mychael Danna e Bombay Jayashri em A Vida de Pi 
  • "Before My Time", de J. Ralph em Chasing Ice 
  • "Suddenly", de Claude-Michel Schönberg, Herbert Kretzmer e Alain Boublil em Os Miseráveis
"Skyfall" 
A música principal do 23º filme de 007 é talvez o favorito nesta categoria. A cantora britânica vai actuar na gala dos Oscars, interpretando este famoso tema, que já arrecadou o Globo de Ouro. A letra e música pertencem a Adele Adkins e Paul Epworth, que conseguiram conquistar o próprio James Bond, ou melhor, Daniel Craig, que emocionou-se aquando da primeira vez que ouviu os acordes de "Skyfall". É a primeira nomeação para Adkins e Epworth, sendo que o filme está nomeado para um total de 5 Oscars, todos em categorias técnicas.

"Everybody Needs a Best Friend"
A música da comédia do ursinho Ted, da autoria de Seth MacFarlane (o apresentador da edição deste ano) e protagonizado por Mark Wahlberg e Mila Kunis, rendeu a única nomeação para este filme. A história de uma amizade única entre um urso de peluche e uma criança (que depois se torna um adulto com as suas naturais complexidades) encontra em "Everybody Needs a Best Friend" um bom resumo. A música interpretada por Norah Jones é divertida, reflectindo o espírito animado do filme. A letra é de Seth MacFarlane e a música é de Walter Murphy, que recebem a sua primeira nomeação para um Oscar.

"Pi’s Lullaby"
A Vida de Pi passa-se parcialmente na Índia (aliás, é esta a naturalidade do protagonista) e este tema traduz as sonoridades do povo e cultura indianas. Suave e inspirador, "Pi's Lullaby" é acompanhado no filme por belas imagens do Zoológico de Pi, sendo um dos momentos mais belos da fita. A letra é de Bombay Jayashri e a música de Mychael Danna, que está também nomeado para o Oscar de Melhor Banda Sonora Original. A Vida de Pi está nomeado para um total de 11 Oscars (crítica aqui).

"Before My Time"
O documentário Chasing Ice está nomeado para um Oscar por este tema, interpretado por Scarlett Johansson e Joshua Bell. O filme acompanha o fotógrafo da National Geographic, James Balog, numa viagem pelo Ártico, enquanto ele captura através da sua câmara a evolução dos glaciares. A música e letra de "Before My Time" pertencem a J. Ralph, que recebe assim a sua primeira nomeação para um Oscar.

"Suddenly"
Num filme repleto de músicas, é natural que uma delas fosse nomeada para esta categoria. É o que acontece com "Suddenly", interpretado por Hugh Jackman, o protagonista da história, que está também nomeado para o Oscar de Melhor Actor. A música deste tema é de Claude-Michel Schönberg e a letra é da autoria de Herbert Kretzmer e Alain Boublil, que recebem todos a sua primeira nomeação. Os Miseráveis está nomeado para 8 Oscars (crítica aqui).