Oscars 2013 - Melhor Actriz (Nomeadas)

A categoria de Melhor Actriz é disputada nesta edição por estreantes nos Oscars, tanto que nenhuma das nomeadas venceu ainda a estatueta dourada. Além disso, encontramos aqui a nomeada mais nova e a mais velha na história desta categoria (Quvenzhané Wallis e Emmanuelle Riva, respectivamente). As previsões centram-se em Emmanuelle Riva e Jessica Chastain, mas a verdade é que se espera uma categoria muito competitiva. No ano passado, foi Meryl Streep quem venceu o Oscar, por A Dama de Ferro (2011).

Nomeadas:
Em 00:30 A Hora Negra, Jessica Chastain interpreta Maya, uma agente da CIA que tem como tarefa encontrar Osama bin Laden. O papel estava inicialmente destinado a Rooney Mara. A carreira de Jessica Chastain só começou a ganhar reconhecimento há poucos anos, tendo participado em inúmeros filmes de relevo, como Coriolano (2011), A Árvore da Vida (2011), Procurem Abrigo (2011) e Dos Homens Sem  Lei (2012). Esta é a segunda nomeação para a actriz norte-americana, após As Serviçais (2011), filme pelo qual estava nomeada para Melhor Actriz Secundária. 00:30 A Hora Negra tem 5 nomeações (crítica aqui).
Jessica Chastain em 00:30 A Hora Negra. Foto: Beyond Hollywood.

A jovem actriz de 22 anos começa a formar uma carreira cada vez mais sólida. Na comédia dramática Guia para um Final Feliz, Jennifer Lawrence interpreta Tiffany, uma jovem recém-viúva um pouco problemática. Várias actrizes foram consideradas para desempenhar esta personagem, como Rachel McAdams, Olivia Wilde, Elizabeth Banks, Blake Lively, Rooney Mara, Kirsten Dunst e Andrea Riseborough. Apesar da idade, Jennifer Lawrence já conta com algumas obras assinaláveis no currículo, como Longe da Terra Queimada (2008), X-Men: O Início (2011) (crítica aqui) e The Hunger Games - Os Jogos da Fome (2012) (crítica aqui). A actriz está nomeada pela segunda vez para um Oscar, sendo que a primeira aconteceu com o filme Despojos de Inverno (2010), na categoria de Melhor Actriz. Guia para um Final Feliz concorre a 8 Oscars (crítica aqui).
Jennifer Lawrence em Guia para um Final Feliz. Foto: Out Now.

A actriz francesa, de 85 anos, interpreta uma octogenária que sofre com uma doença degenerativa no drama Amor. Com uma carreira recheada de papéis marcantes e vários prémios, pode-se destacar Hiroshima, mon amour (1959), Amor Proibido (1961) e Azul (1993). Emmanuelle Riva está nomeada pela primeira vez para um Oscar. Amor está nomeado para 5 Oscars (crítica aqui).
Emmanuelle Riva em Amor. Foto: Out Now.

A pequena actriz de 9 anos é a mais nova a receber a nomeação para Melhor Actriz. No filme Bestas do Sul Selvagem, a actriz dá vida a Hushpuppy, uma pequena menina imaginativa que vive com o seu pai numa zona isolada do Louisiana. Para poder participar na audição para o filme, a actriz e a mãe adulteraram a idade da menina, já que era necessário ter seis anos, quando a actriz só tinha cinco. Concorreram mais de 4 mil crianças para o papel. Esta é a primeira nomeação para a actriz. Bestas do Sul Selvagem tem um total de 4 nomeações (crítica aqui).
Quvenzhané Wallis em Bestas do Sul Selvagem. Foto: Out Now.

No drama O Impossível, Naomi Watts desempenha o papel de Maria, uma mulher e mãe que tenta sobreviver a todo o custo a um terrível maremoto. No currículo da actriz, destacam-se King Kong (2005), O Véu Pintado (2006), Jogo Limpo (2010) (crítica aqui) e Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos (2010). Naomi Watts recebe a segunda nomeação na sua carreira, após 21 Gramas (2003), pelo qual também estava nomeada na categoria de Melhor Actriz. O Impossível está nomeado apenas para este Oscar (crítica aqui).
Naomi Watts em O Impossível. Foto: Out Now.