Oscars 2013 - Melhor Actor Secundário (Nomeados)

Esta é uma das categorias mais renhidas desta edição dos Oscars, sendo difícil de prever quem será o grande vencedor. Os nomeados são fortes e todos já oscarizados. Na edição passada, o vencedor foi o veterano actor Christopher Plummer, pelo filme Assim é o Amor (2010).

Nomeados:
O actor interpreta em Argo o papel de Lester Siegel, um produtor cinematográfico que se junta ao plano de um agente da CIA para recuperar seis norte-americanos presos no Irão. É a quarta nomeação que o actor recebe, após Vêm aí os Russos, Vêm aí os Russos (1966), Um Coração Solitário (1968), ambos na categoria de Melhor Actor, e Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (2006), tendo conseguido, por este último filme, a estatueta pelo seu trabalho como Melhor Actor Secundário. Argo está nomeado para 7 Oscars (crítica aqui).
Alan Arkin em Argo. Foto: Beyond Hollywood.

Na comédia dramática Guia para um Final Feliz, Robert De Niro desempenha o papel do pai de Pat (Bradley Cooper), um jovem bipolar recém-saído de uma clínica psiquiátrica. A sua personagem é bastante supersticiosa e obsessiva com apostas desportivas. O actor está nomeado pela sétima vez para um Oscar, tendo vencido por duas vezes, em O Padrinho: Parte II (1974), na categoria de Melhor Actor Secundário, e O Touro Enraivecido (1980), pelo qual estava nomeado para a categoria de Melhor Actor. Guia para um Final Feliz concorre a 8 Oscars (crítica aqui).
Robert de Niro em Guia para um Final Feliz. Foto: Out Now.

No drama The Master - O Mentor, o actor interpreta Lancaster Dodd, o fundador do controverso grupo chamado "A Causa". Esta é a quarta nomeação que recebe, após Capote (2005), onde concorria na categoria de Melhor Actor e venceu a estatueta, Jogos de Poder (2007) e Dúvida (2008), ambos na categoria de Melhor Actor Secundário. The Master - O Mentor tem 3 nomeações.
Philip Seymour Hoffman em The Master - O Mentor. Foto: Beyond Hollywood.

Tommy Lee Jones
Em Lincoln, Tommy Lee Jones é Thaddeus Stevens, um poderoso congressista Republicano muito participativo no debate sobre a 13ª Emenda. O actor recebe a quarta nomeação, após JFK (1991), O Fugitivo (1993), quando ganhou o Oscar, e No Vale de Elah (2007) (a única nomeação que recebeu na categoria de Melhor Actor). Lincoln está nomeado para um total de 12 Oscars (crítica aqui).
Tommy Lee Jones em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.

Christoph Waltz
No mais novo filme de Quentin Tarantino, Christoph Waltz interpreta Dr. King Schultz, um dentista alemão ou, melhor dizendo, um caçador de recompensas, matando pessoas a troco de dinheiro, mas sempre com bom humor à mistura. O papel foi escrito por Tarantino tendo em mente Christoph Waltz. É a segunda vez que o actor recebe uma nomeação, após Sacanas Sem Lei (2009), outro filme de Quentin Tarantino, pelo qual concorria para Melhor Actor Secundário e acabou por vencer a estatueta. Django Libertado tem um total de 5 nomeações (crítica aqui).
Christoph Waltz em Django Libertado. Foto: kinobank.org.